Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema: uma análise de O Inferno de Henri-Georges Clouzot

Autores

  • Eliza Casadei Universidade de São Paulo (USP).
  • Rafael Venancio Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55291

Palavras-chave:

Cinema, media language, L’Enfer, Deconstruction, psychoanalysis.

Resumo

O objetivo do presente artigo é fazer a análise do filme inacabado O Inferno (1964), por meio do documentário O Inferno de Henri-Georges Clouzot (2009), utilizando o arcabouço teórico da Desconstrução representado aqui pelo pensamento acerca do cinema de Jacques Derrida e Jean-François Lyotard. Pretendemos, assim, mostrar como essa forma propriamente cinematográfica de mostrar o inferno e o ciúme buscada por Clouzot teve como eixo principal de articulação uma desconstrução dos dois elementos que justamente se configuram como os centrais da arte cinematográfica: o som e a imagem. É a partir de uma revisão crítica do trabalho feito tradicionalmente com estes elementos que Clouzot busca outra forma de (re)presentação linguística.

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Biografia do Autor

  • Eliza Casadei, Universidade de São Paulo (USP).
    Eliza é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professora dos cursos de Comunicação Social do Complexo Educacional FMUFIAM- FAAM.
  • Rafael Venancio, Universidade de São Paulo (USP).
    Rafael é doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e professor no Centro Universitário Senac, no Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM e no Instituto Europeo di Design de São Paulo.

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Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

CASADEI, Eliza; VENANCIO, Rafael. Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema: uma análise de O Inferno de Henri-Georges Clouzot. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 18–38, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55291. Disponível em: https://journals.usp.br/Rumores/article/view/55291.. Acesso em: 30 abr. 2025.