Justiça com a própria câmera: imagens vigilantes e cultura participativa nas mídias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.217521Palavras-chave:
Cultura visual, Vigilância parcipativa, Jornalismo policial, Cidade Alerta, Brasil UrgenteResumo
Discute-se aqui o avanço do fenômeno da vigilância participativa nas mídias, tendo como objeto de análise produtos do jornalismo policial. Parte-se da hipótese de que, nas quatro décadas aqui englobadas, a ênfase na relação com a audiência passou da disciplinarização repressiva para a criação de agentes privados de justiça. O desenvolvimento da argumentação enfoca quatro produtos de diferentes períodos: o programa radiofônico de Gil Gomes (1977-1988), o televisivo Linha Direta (1999-2007) e os telejornais Cidade Alerta e Brasil Urgente (2020-2023). Nos casos mais recentes, há a incorporação de variadas imagens vigilantes na construção de um olhar policial homogêneo, que simultaneamente transfere funções securitárias ao espectador privado e intensifica o imaginário do medo que sustenta a necropolítica de segurança. Nota-se ainda o transbordamento crescente no papel e no lugar social de três instâncias – as mídias, a audiência e as instituições de justiça.
Downloads
Referências
BATISTA, N. Mídia e sistema penal no capitalismo tardio. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, Covilhã, 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/batista-nilo-midia-sistema-penal.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.
BRUNO, F. Controle, flagrante e prazer: regimes escópicos e atencionais da vigilância nas cidades. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 37, p. 45-53, 2008.
COSTA, M. T. P. O programa Gil Gomes: a justiça em ondas médias. Campinas: Unicamp, 1992.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles (Org.). Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DOYLE, A. An alternative current in surveillance and control: broadcasting surveillance footage of crimes. In: HAGGERTY, K.; ERICSON, R. (Orgs.). The New Politics of Surveillance and Visibility. Toronto: University of Toronto Press, 2006.
FELDMAN, A. On the actuarial gaze: from 9/11 to Abu Ghraib. Cultural Studies, Londres, v. 19, n. 2, p. 203-226, 2005.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
LOPES, M. I. V. A rádio dos pobres. São Paulo: Loyola, 1988.
MBEMBE, A. Necropolítica. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, p. 123-151, 2016.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MENDONÇA, K. Discurso e mídia: de tramas, imagens e sentidos, um estudo do Linha Direta. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2001.
MIRZOEFF, N. The appearance of black lives matter. Miami: Name, 2017.
NEVES, B. B. Da câmera no barraco à rede nacional: o evento da Favela Naval. 2000. 270 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
NICHOLS, B. The trials and tribulations of Rodney King. In: NICHOLS, B. (Org.). Blurred boundaries: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1994.
POLYDORO, F. S. Vídeos amadores de acontecimentos: realismo, evidência e política na cultura visual contemporânea. 2016. 176 f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
POLYDORO, F. S. Memórias de uma catástrofe em andamento: testemunhos em vídeo de violência policial na periferia. Devires, Belo Horizonte, v. 14, p. 255-283, 2017.
POLYDORO, F. S. Vídeo amador, impacto público e novos regimes de visibilidade. Significação, São Paulo, v. 47, p. 184-201, 2020.
RICHARDSON, A. Bearing Witness While Black: African Americans, Smartphones, and the New Protest #Journalism. Nova York: Oxford University Press, 2020.
RONDELLI, E. Media, representações sociais da violência, de criminalidade e ações políticas. Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 97-108, 1995.
SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
ZIMMERMANN, P. R. Reel families: a social history of amateur film. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe da Silva Polydoro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.