Checagem de fatos como crítica de mídia: critérios e potenciais formativos da verificação jornalística
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.212866Palavras-chave:
Desinformação, Verificação de fatos, Jornalismo, Crítica da mídiaResumo
Este artigo avalia como veículos jornalísticos de checagem de fatos podem, indiretamente, realizar crítica de mídia. Para isso, é proposta uma tipologia dos efeitos pedagógicos da verificação jornalística como uma crítica de mensagens (refutando cada informação incorreta), veículos (denunciando produtores que publicam informações falsas), meios (criticando plataformas que permitem circulação de desinformação), recepção (educando usuários sobre como identificar fake news e checar eles mesmos conteúdos on-line) e controle (discutindo propostas para alterar o sistema midiático, por meio de leis ou alterações no funcionamento de plataformas), além de, ao mesmo tempo, serem alvo de uma forma de metacrítica – uma crítica contra os checadores e suas checagens, que trata dos critérios para a crítica midiática publicada por jornalistas.
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