Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.210891Palavras-chave:
Imagem digital, Referente, Inteligência artificial, Mundo virtual, MetacríticaResumo
Este texto discute a imagem digital e evidencia como a inteligência artificial contemporânea, ao quebrar o referente real da imagem técnica, oferece uma mudança de paradigma para a representação imagética. Essa ruptura cria um receio e uma desconfiança do real no espectador de toda e qualquer imagem, seja analógica ou digital, o que cria uma pergunta implícita para esse sujeito: “será isto real?”. A proposta deste artigo é mostrar que essa dúvida tende a se tornar indissociável das imagens e do observador contemporâneo, o que favorece o desenvolvimento de uma postura mais analítica e crítica, em que o observador abandona uma postura exclusivamente diegética para assumir também uma leitura metacrítica. Autores como Bernard Stiegler, Thomas Mitchell e Hans Belting serão analisados.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, J. La société de consommation, ses mythes, ses structures. Paris: Denoël, 1970.
BELTING, H. Antropologia da Imagem: para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014.
BOURDIEU, P. Sobre televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
MITCHELL, W. J. T. Picture Theory: essays on visual representation. Chicago: Chicago Press, 1994.
MITCHELL, W. J. T. Iconology: image, text, ideology. Chicago: University of Chicago, 1987.
PORTUGAL, D.; ROCHA, R. Como caçar (e ser caçado por) imagens: Entrevista com W.J.T. Mitchell. In: E-Compós. Brasília, v.12, nº1, jan./abr. 2009.
MUANIS, F. Convergências Audiovisuais: linguagens e dispositivos. Curitiba: Appris, 2020.
MUANIS, F. A imagem televisiva: autorreferênciaq, temporalidade, imersão. Curitiba: Appris, 2020.
STIEGLER, B.. The Discrete image. In: DERRIDA, Jacques; STIEGLER, Bernard. Echographies of Television: filmed interviews. Cambridge, UK: Polity Press, 2002. P. 147-163
Filmografia:
Gandhi (1982). Índia, Grã Bretanha, Estados Unidos. Direção e Produção: Richard Attenborough.
Jurassic Park (1993). Estados Unidos. Direção: Steven Spielberg, Produção: Kathleen Kennedy, Gerald R. Molen.
L’homme des têtes (1898). França. Direção e Produção: George Méliès.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Muanis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.