LITERARY EXPERIENCE FROM A HUMANISTIC PERSPECTIVE

Authors

  • Sandra Helena Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Eliene da Silva Dias Universidade Estadual do Piauí
  • Diogenes Buenos Aires de Carvalho Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154949

Keywords:

literature, society, humanization, Antonio Candido

Abstract

This present paper sought to reflect upon literature and its humanizing character in the context of society, making an approach using critic Antonio Candido’s thought the relation between literature and society, taking into account that man lives immersed in everyday life’s conflicts. The theoretical input focused on Antonio Candido’s contributions, among other theorists who share that thought. Lastly, under that perspective, we verified the social role and the reflective and emancipatory character of literature, contributing in an effective way as an object of humanization of the man who gets in touch with that literary aesthetic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Sandra Helena Oliveira, Universidade Federal do Piauí

    Mestranda do programa de Pós- graduação em Letras pela UFPI, atualmente é professora da educação básica de ensino técnico e tecnológico do IFPI, desenvolve pesquisas nas áreas de literatura espanhola e portuguesa, com o foco voltado para a teoria do espaço ficcional. É membra do Núcleo de Pesquisa em Literatura Contemporânea (NUPLIC) da UFPI: http://lattes.cnpq.br/6492036762086456

  • Eliene da Silva Dias, Universidade Estadual do Piauí

    Mestranda do programa de Pós- graduação em Letras pela UESPI, atualmente é professora da educação básica do estado do Piauí- Seduc, desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, leitura. http://lattes.cnpq.br/1627116452471096

  • Diogenes Buenos Aires de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

    Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Mestrado Acadêmico em Letras. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Coordenador do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (www.gtllij.com.br) e integrante da RELER.  Rede de Estudos Avançados em Leitura (Cátedra UNESCO de Leitura) Instituto Interdisciplinar de Leitura - PUC Rio), Coordenador do Grupo de Pesquisa Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: FRONTEIRAZ, EntreLetras (Online), Carta CEPRO, Tecnia (Lima), Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), Textura (Canoas), Signo (UNISC. Online), Literatura em Debate (URI), Kalíope (PUCSP), Nome - Revista de Letras (UFG), Cadernos do Aplicação (UFRGS), Signos (Lajeado), e Pesquisa em Foco (0103-5762). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital. 

Published

2019-07-10

How to Cite

OLIVEIRA, Sandra Helena; DIAS, Eliene da Silva; CARVALHO, Diogenes Buenos Aires de. LITERARY EXPERIENCE FROM A HUMANISTIC PERSPECTIVE. Via Atlântica, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 253–265, 2019. DOI: 10.11606/va.v0i35.154949. Disponível em: https://journals.usp.br/viaatlantica/article/view/154949.. Acesso em: 18 may. 2024.