O lugar da crítica na teoria dos meios de comunicação de massa de Niklas Luhmann

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2024.223036

Palabras clave:

Luhmann, Meios de massa, Crítica, Meios de comunicação, Teoria sociológica

Resumen

Apesar de Niklas Luhmann não ter produzido uma obra com um objetivo crítico, sua teoria sociológica guarda potenciais inexplorados que podem ser utilizados para avançar análises críticas de dimensões sociais variadas (economia, direito, política, etc). Escolhemos, aqui, utilizar esses potenciais para observar as possibilidades de se fazer uma crítica referente à dimensão do sistema dos meios de comunicação de massa. Argumentamos que, nela, a crítica se revela (1) na constatação da arbitrariedade dos valores sociais que os veículos de comunicação constroem e (2) na ignorância da pluralidade comunicativa da modernidade, o que por sua vez (3) permite enxergar a teoria de Luhmann como uma reveladora de absurdos.

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Biografía del autor/a

  • Emerson Palmieri, Universidade de São Paulo

    Doutorando em sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-08-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Palmieri, E. (2024). O lugar da crítica na teoria dos meios de comunicação de massa de Niklas Luhmann. Tempo Social, 36(2), 203-215. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2024.223036