Transformar sim, perder a essência jamais: o conto de chapeuzinho vermelho como texto publicitário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i2p153-169Palavras-chave:
propaganda, conto de fadas, imagem, texto culturalResumo
Este estudo apresenta como os contos de fadas, enquanto códigos culturais, podem ser reconhecidos, mesmo com as mudanças sofridas ao longo do tempo, por meio da análise de seis peças publicitárias que têm o conto Chapeuzinho Vermelho como conceito criativo. A partir dos conceitos de texto cultural da semiótica russa e das teorias da imagem de Gombrich foi possível reconhecer como códigos o capuz vermelho e o lobo-mau e apontar as transformações na narrativa para que se adequasse aos objetivos dos anunciantes.Downloads
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Publicado
2013-12-19
Edição
Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
CARDOSO, João Batista Freitas; POLISTCHUK, Danuza Pessoa. Transformar sim, perder a essência jamais: o conto de chapeuzinho vermelho como texto publicitário. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 153–169, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i2p153-169. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/76352.. Acesso em: 21 nov. 2024.