Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976Palavras-chave:
Inteligência artificial, Criação publicitária, ChatGPTResumo
Este artigo tem como objetivo desenvolver reflexões teórico-práticas, a partir da empiria, sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de criação de campanhas. Calibrando nossa perspectiva de investigação, inicialmente discutimos as bases dos processos de criação publicitária e destrinchamos as lógicas da inteligência artificial generativa. Caminhando para a experiência, usamos o ChatGPT para o desenho de campanhas de Natal para a Coca-Cola. Como resultados, destacamos algumas das principais limitações e as potencialidades da plataforma para a criatividade publicitária.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Cristina Dias. “Mediações e os dispositivos dos processos criativos da publicidade midiatizada: vestígios e perspectivas”. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2016.
CARRASCOZA, João Anzanello. Do caos à criação publicitária. Processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008.
CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.
HAN, Byung-Chul. Infocracia. La digitalización y la crisis de la democracia. Ciudad de México: Taurus, 2022.
KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa. Tradução: Rafael Abraham. Santo André, SP: Editora Rua do Sabão, 2020.
PEREZ, Clotilde. Signos da marca. Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
RUSSELL, Stuart. NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Uma abordagem moderna. Tradução: Regina Célia Simille. Terceira edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
RUSSELL, Stuart. NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Uma abordagem moderna. Tradução: Daniel Vieira, Flávio Soares Corrêa da Silva. Quarta edição. Rio de Janeiro: GEN, LTC, 2022.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Gonçalves Ferreira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.