Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Criação publicitária, ChatGPT

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver reflexões teórico-práticas, a partir da empiria, sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de criação de campanhas. Calibrando nossa perspectiva de investigação, inicialmente discutimos as bases dos processos de criação publicitária e destrinchamos as lógicas da inteligência artificial generativa. Caminhando para a experiência, usamos o ChatGPT para o desenho de campanhas de Natal para a Coca-Cola. Como resultados, destacamos algumas das principais limitações e as potencialidades da plataforma para a criatividade publicitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Maria Cristina Dias. “Mediações e os dispositivos dos processos criativos da publicidade midiatizada: vestígios e perspectivas”. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2016.

CARRASCOZA, João Anzanello. Do caos à criação publicitária. Processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008.

CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.

HAN, Byung-Chul. Infocracia. La digitalización y la crisis de la democracia. Ciudad de México: Taurus, 2022.

KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa. Tradução: Rafael Abraham. Santo André, SP: Editora Rua do Sabão, 2020.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca. Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

RUSSELL, Stuart. NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Uma abordagem moderna. Tradução: Regina Célia Simille. Terceira edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

RUSSELL, Stuart. NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Uma abordagem moderna. Tradução: Daniel Vieira, Flávio Soares Corrêa da Silva. Quarta edição. Rio de Janeiro: GEN, LTC, 2022.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

FERREIRA FILHO, Renato Gonçalves. Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e210976, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210976.. Acesso em: 21 nov. 2024.