Semiótica aplicada: campanha publicitária Journey, com Angelina Jolie, sob o espectro da teoria peirceana

Autores

  • Carolina Boari Caraciola FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (FAPCOM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v8i1p112-128

Palavras-chave:

Publicidade, semiótica peircena, luxo, Louis Vuitton.

Resumo

O presente artigo analisará uma peça da campanha publicitária Journey, da marca de luxo Louis Vuitton, estrelada pela atriz Angelina Jolie, sob o prisma da semiótica de extração peirceana. A análise da publicidade, sob o espectro da teoria semiótica, permite explicitar o potencial comunicativo do anúncio a que se refere, uma vez que as estratégias semióticas utilizadas por uma marca são fatores essenciais à sua constituição como marca, sendo, portanto, de fundamental importância para a compreensão de sua natureza, perfil e efeitos emocionais e funcionais.

Palavras-chave: publicidade, semiótica peircena, luxo, Louis Vuitton.

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Biografia do Autor

  • Carolina Boari Caraciola, FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (FAPCOM)
    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com a tese “Evolução, significados e marketing publicitário do luxo. Estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica”. Pesquisadora do mercado de luxo. Atua como docente no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

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Publicado

2016-07-27

Como Citar

CARACIOLA, Carolina Boari. Semiótica aplicada: campanha publicitária Journey, com Angelina Jolie, sob o espectro da teoria peirceana. Signos do Consumo, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 112–128, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v8i1p112-128. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114998.. Acesso em: 4 dez. 2024.