Usuário-mídia e práticas de consumo no contexto da recepção em comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i2p270-289Palavras-chave:
mídias sociais, recepção, consumo, subjetividade, linguagemResumo
O artigo busca, por meio de um desdobramento teórico aplicado aos estudos de recepção, contribuir no sentido de compreender o atual contexto da comunicação atrelada ao consumo, às práticas sociais e ao cenário digital. Para tanto, foi utilizado o conceito de usuário-mídia, desenvolvido por Terra em 2011. Frente ao entendimento do usuário-mídia como um ente produtor de sentidos, que não funciona fora da interação, o desdobramento do modelo defendido por Terra se tornou possível e em acordo com os referencias estudados por autores da recepção. A metodologia buscou provar o critério de pertinência entre as instâncias propostas. Além de fundamentar a figura do usuário-mídia como um ente ativo da recepção, o trabalho apresenta conclusões que sinalizam para um distanciamento significativo entre as marcas e seus públicos, que clamam por um maior reconhecimento e diálogo quando o que está em jogo são suas reais necessidades, sua linguagem, cultura e seus desejos.Downloads
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Publicado
2014-12-09
Edição
Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
MAIA, Midierson; TERRA, Carolina. Usuário-mídia e práticas de consumo no contexto da recepção em comunicação digital. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 270–289, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i2p270-289. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/105707.. Acesso em: 3 dez. 2024.