Abra a felicidade – O discurso da Coca-Cola no caso “rato na garrafa”: Consumo, cotidiano e sujeito

Autores

  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcelo da Silva Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i2p237-254

Palavras-chave:

consumo, comunicação, discurso, Coca-Cola

Resumo

Ao considerar a sociedade de consumo presenteísta, efêmera e fugaz, este artigo visa compreender o discurso da Coca-Cola diante de uma acusação judicial feita por um consumidor em 2013. Para tanto, apresentamos reflexões que caracterizam a lógica de consumo na sociedade contemporânea, a qual pode determinar a cotidianidade dos sujeitos. Por meio da análise de discurso organizacional problematizamos o caso “rato na garrafa”, apontando alguns dos desafios que as relações de consumo impõem às marcas, evidenciando certo despreparo frente a novas demandas coletivas.

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Biografia do Autor

  • Jéssica de Cássia Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Doutoranda em Ciências Sociais da FFC-UNESP- Marília; Mestra em Comunicação Midiática pela FAAC – Unesp – Bauru; Professora do curso de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade da Universidade Sagrado Coração, Membro do GEPCOM.
  • Marcelo da Silva, Universidade Metodista de São Paulo
    Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Comunicação Midiática pela FAAC - Unesp- Bauru; Bolsista CAPES, Membro do GEPCOM e do COLING.

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

ROSSI, Jéssica de Cássia; SILVA, Marcelo da. Abra a felicidade – O discurso da Coca-Cola no caso “rato na garrafa”: Consumo, cotidiano e sujeito. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 237–254, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i2p237-254. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/105704.. Acesso em: 3 dez. 2024.