Abstração, expropriação, antecipação: nota genealógica sobre as visões maquínicas da gestualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.229200

Palabras clave:

Gesto, visão computacional, imagem técnica, abstração, previsão

Resumen

Este artigo propõe uma genealogia das visões maquínicas da gestualidade. O texto está estruturado em três partes. A primeira descreve como a reprodutibilidade técnica da imagem é posta a serviço da reduplicação do gesto, de sua abstração e de sua apropriação em diversos domínios. A segunda parte demonstra que a matriz do modelo técnico contemporâneo, voltada para a predição dos comportamentos, já estava parcialmente definida pela cibernética. Finalmente, a última parte analisa os dispositivos de visão computacional baseados na detecção automática de gestos e movimentos voltados para a predição e o controle da conduta. Esse percurso genealógico evidencia dois vetores de transformação: uma progressiva abstração e expropriação dos gestos pela imagem técnica e um relativo apagamento da identidade e da subjetividade à medida que o viés preditivo da imagem técnica é reforçado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Falecido em 2022, foi historiador, roteirista, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

  • Fernanda Bruno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. 

  • Icaro Ferraz Vidal Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pesquisador colaborador do MediaLab, UFRJ.

Referencias

ADORNO, T. Minima Moralia. London: Verso, 2005.

AGAMBEN, G. Means without end. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.

AGAMBEN, G. . What is an Apparatus? and other essays. Stanford: Stanford University Press, 2009.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, W. Selected Writings. Cambridge: Belknap Press, 2003.

BERMEJO, B. et al. Violence detection in video using computer vision techniques, INTERNATIONAL CONGRESS ON COMPUTER ANALYSIS OF IMAGES AND PATTERNS, 14., Berlin, 2011. Anais […]. Berlin: Springer, 2011. p. 332-339.

BERNARD, H. L’Education des agents par le cinéma. Le Film (Paris), n. 14, p. 7-8, 1914.

BLUNSDEN, S. J.; FISHER, R. B. Pre-fight detection: Classification of Fighting Situations Using Hierachical AdBoost. INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER VISION THEORY AND APPLICATIONS, 4., Lisboa, 2009. Anais […]. Lisboa: VISAPP, 2009.

CHAMAYOU, G. Théorie du drone. Paris: La Fabrique, 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. Invention of Hysteria. Cambridge: MIT Press, 2003.

DUFOUR, JY. (org.) Outils d’analyse vidéo: pour une pleine exploitation des données de vidéo-protection. Cachan: Lavoisier, 2012.

ESEN, E.; ARABACI, M. A.; SOYSAL, M. Fight detection in surveillance videos. INTERNATIONAL WORKSHOP ON CONTENT-BASED MULTIMEDIA INDEXING, 11., Veszprem, 2013. Anais […]. Piscataway: IEEE, 2013. p. 131-135.

GALISON, P. “The ontology of the enemy: Norbert Wiener and the cybernetic vision”, Critical Inquiry, Chicago, v. 21, n. 1, p. 228-266, 1994.

GIDEON, S. Mechanization takes command. New York: Oxford University Press, 1948.

GORDON, M. Stanislavsky in America. London: Routledge, 2010.

GRACIA, I. S. et al. “Fast Fight Detection”. PLoS ONE, San Francisco, v. 10, n. 4, p. e0120448, 2015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0120448

GÓMEZ-IÑIGUEZ, C.; CARBONELLI-VAYÁ, E. J.; RIO, B. M. “Análisis conceptual del término vigilancia desde principios del s.XX hasta la actualidad: Una perspectiva histórica”, Revista de historia de la psicología, [s. l.], v. 20, n. 3-4, p. 415-428, 1999.

HOOBLER, D.; HOOBLER, T. Os Crimes de Paris. O roubo da Mona Lisa e o nascimento da criminologia moderna. São Paulo: Três estrelas, 2013.

LERICH, L. La Police Scientifique. Paris: Presses Universitaires de France, 1949.

MARTINEL, N.; MICHELONI, C.; PICIARELLI C. “Pre-emptive Camera Activation for Video-Surveillance HCI”. In: MAINO, G; FORESTI, G. L. (eds.). Image Analysis and Processing–ICIAP 2011. ICIAP 2011. Lecture Notes in Computer Science. Berlin-Heidelberg: Springer, 2011.

MOAR, J. Gesture, Motion & Haptics: Future Use Cases, Shipments & Revenue Forecasts 2016-2021. Juniper, 2016.

OUBIÑA, D. Una Juguetería filosófica. Buenos Aires: Manantial, 2009.

PALMÅS, K. “Predicting What You’ll Do Tomorrow: Panspectric Surveillance and the contemporary Corporation”, Surveillance & Society, Chapel Hill, v. 8, n. 3, p. 338-354, 2011.

PANOFSKY, E. Studies in iconology: humanistic themes in the art of the renaissance. New York: Harper and Row, 1972.

PINNEY, C. Photography and Anthropology. London: Reaktion Books, 2011.

PREDICTIONS WHILE YOU WAIT. London: British Pathé, 1939. Disponível em: https://www.britishpathe.com/video/predictions-while-you-wait. Acesso em: 29 ago. 2024.

PREMIER CONGRÈS DE POLICE JUDICIAIRE INTERNATIONALE (Mônaco). Actes de Congrès. Paris: Marchall et Billard, 1926.

PRICE, M. The Photograph: a strange, confined space. Stanford: Stanford University Press, 1994.

SHAO, J.; CHANGE LOY, C.; WANG, X. “Scene-independent group profiling in crowd”. Proceedings of the IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition, [S. l.], p. 2219-2226, 2014.

WHYMAN, R. The Stanislavsky system of acting: legacy and influence in modern performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

WIENER, N. The Human use of human beings: cybernetics and society. Avon: Bookcraft, 1989.

Publicado

2024-10-18

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Lissovsky, M., Bruno, F. ., & Vidal Junior, I. F. (2024). Abstração, expropriação, antecipação: nota genealógica sobre as visões maquínicas da gestualidade. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.229200