Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200872

Palabras clave:

Currículo, Terapias Complementares, SUS

Resumen

A entrada das Prát icas Integrativas e Complementares (PICS) nos currículos da área de saúde tem se dado de maneira insatisfatória, e na Educação Física não é diferente. Esse estudo se propõe a analisar a presença dessa temática atualmente na formação superior em Educação Física das universidades públicas federais e estaduais brasileiras, na perspectiva de elucidar quais os desafios, lacunas e avanços que a área enfrenta. Para isso, foi realizada a análise de 172 grades curriculares de graduações na área, os programas de 52 disciplinas em PICS encontradas e as linhas de pesquisa em Programas de Pós- Graduação e Grupos de Pesquisa liderados por profissionais da área. Os resultados evidenciam pouca inserção do tema nos currículos de graduação e, quando presente, se dão através de ofertas majoritariamente optativas, tecnicista e sem diálogos com o Sistema Único de Saúde. Ainda foi encontrada uma pouca participação da área na produção científica e pós-graduação em PICS.

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Biografía del autor/a

  • Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos Barboni, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esportes. São Paulo, SP, Brasil.

  • Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esportes. Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano. São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2021-06-02

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Barboni, V. G. de A. V., & Carvalho, Y. M. de. (2021). Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates. Saúde E Sociedade, 30(3). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200872