Subjetivação do idoso em materiais de educação/comunicação em saúde: uma análise na perspectiva foucaultiana

Autores/as

  • Luciana Fernandes Paulino Universidade Federal do Rio de Janeiro; Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde; Laboratório de Linguagens e Mediações
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde; Laboratório de Linguagens e Mediações
  • Gustavo de Oliveira Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro; Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde; Laboratório de Linguagens e Mediações

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902017161399

Palabras clave:

Discurso, Biopoder, Subjetivação, Material Educativo, Idoso

Resumen

Recentes investimentos na velhice mostram uma mudança de racionalidade que implica a construção de novas dinâmicas de poder, principalmente o biopolítico. A inauguração do discurso de “envelhecimento ativo e saudável” marca tal deslocamento do âmbito da assistência social ao da saúde, com ações de prevenção e promoção. Este artigo, fundamentado em noções foucaultianas sobre o saber/poder, com ênfase na questão do biopoder, a partir da contextualização de articulações entre processos de subjetivação da velhice acionadas em cenário neoliberal, apresenta um recorte da análise desenvolvida em uma pesquisa maior, concluída em 2013, a respeito de materiais de educação, prevenção e promoção de saúde dirigidos ao público idoso. Examina de que forma uma tecnologia de governamentalidade - a Caderneta de saúde da pessoa idosa, publicada pelo Ministério da Saúde do Brasil - viabiliza práticas de normalização de comportamentos e significados sobre saúde e velhice, atuando como um dispositivo de poder que se relaciona a discursos construídos em um determinado contexto sócio-histórico-cultural.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-12-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Paulino, L. F., Siqueira, V. H. F. de, & Figueiredo, G. de O. (2017). Subjetivação do idoso em materiais de educação/comunicação em saúde: uma análise na perspectiva foucaultiana. Saúde E Sociedade, 26(4), 943-957. https://doi.org/10.1590/s0104-12902017161399