Uma Revisão sobre o Comportamento do Consumidor de Turismo: caminhos para a personalização das experiências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34ip1-21Palavras-chave:
Comportamento Turístico, experiências, turismo, hospitalidadeResumo
Prever o comportamento de um turista não é tarefa fácil. A compreensão dos aspectos que influenciam esse comportamento é relevante para pesquisadores, gestores de destino ou marketing. Avaliar o comportamento turístico implica em considerar que as características emocionais e psicológicas, do momento, podem afetar a interpretação da realidade e por consequência a percepção das experiências no destino. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é apresentar, por meio de indicadores, as principais mudanças e tendências na área de comportamento turístico, a fim de fornecer insights que possam ajudar a indústria de hospitalidade a melhorar sua oferta de serviços e consequentemente a personalização de experiências turísticas do visitante. O presente estudo analisou 3.292 artigos encontrados na Scopus e criou categorias de análise com a finalidade de facilitar a compreensão dos achados. Os artigos foram analisados a luz das leis da bibliometria, Bradford, Lotka e Zipf, que avaliam, entre outras coisas, a importâncias dos periódicos, autores e desenvolvimento do tema. Os resultados mostram uma transformação na área, que movia esforços em diferentes frentes até meados de 2000 quando se compreendeu que o comportamento do turista era mais complexo do que as motivações de viagem. O foco na experiência do turista centrou esforços em abordagens quantitativas, dos artigos avaliados, 908 utilizaram modelagem de equações estruturais, assim como a maioria dos mais citados. No entanto, o foco na personalização da experiência fez emergir reflexões sobre a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as relações que não se confirmaram, assim como o uso de métodos qualitativos.
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