O processo de ensino-aprendizagem no Curso Superior de Turismo: uma revisão sistemática

Autores

  • Magnun Bezerra de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p66-84

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Superior, Turismo, Revisão sistemática da literatura

Resumo

A compreensão do processo de aprendizagem nas salas de aula constitui uma premissa fundamental frente à adequação das práticas de ensino que refletem na formação dos estudantes. Entende-se que no âmbito do ensino superior os desafios são ainda maiores, dadas as imersões intelectivas necessárias no processo de graduação, natureza temática de cada curso, perfis de aprendizagem, dentre outros. Diante disso, pretende-se entender como o processo de ensino-aprendizagem no curso superior em Turismo está sendo tratado em publicações científicas. Como objetivo geral, buscase compreender o processo de ensino-aprendizagem no Brasil do curso superior em Turismo a partir de publicações científicas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, na base SciELO, buscando por assunto nos repositórios Capes, Web of Science e Google Acadêmico. Assim, a partir da exploração parcial de 110 artigos, com recorte temporal de busca no intervalo de 2011 a 2022, chegou-se à análise integral de 11 artigos, os quais foram incorporados na síntese qualitativa dos resultados. Pôde-se concluir que a aprendizagem no curso de graduação em Turismo é pouco explorada nos periódicos científicos, ainda, não existem revistas especializadas na área, no Brasil, e os estudos internacionais de maior circulação enfatizam negócios, empreendedorismo, economia etc. Por fim, sugere-se o desenvolvimento de estudos na área, dada sua importância acadêmica e social.

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Biografia do Autor

  • Magnun Bezerra de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

  • Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Docente dos Programas de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional, e em Administração ambos da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2023-12-30

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Artigos e Ensaios

Como Citar

SOUSA, Magnun Bezerra de; BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo. O processo de ensino-aprendizagem no Curso Superior de Turismo: uma revisão sistemática. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 34, p. 66–84, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v34i1p66-84. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/213155.. Acesso em: 24 nov. 2024.