Segurança dos alimentos, percepção de risco e estratégias de redução dos riscos percebidos: os efeitos da COVID-19 na compra de refeições via aplicativos de delivery no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p217-237Palavras-chave:
Segurança dos alimentos, Risco percebido, Restaurantes, Aplicativos de delivery, COVID-19Resumo
O setor de serviços gastronômicos foi um dos grandes afetados pela pandemia da COVID-19. As operações de restaurantes abertos ao público foram interrompidas, tendo de migrar para o sistema de entrega de refeições via aplicativos de delivery. Não obstante com as dificuldades da mudança do modelo de operações, as empresas do setor tiveram de lidar com a percepção de riscos por parte dos consumidores. Diante disto, este estudo objetiva verificar de que modo as estratégias de redução dos riscos percebidos adotadas pelos consumidores brasileiros, ao adquirirem refeições via aplicativos de delivery durante a pandemia, afetaria a relação da segurança quanto aos alimentos e a percepção de risco inerente a este meio de compra. Para tal, o estudo adotou um modelo conclusivo, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. O corte temporal foi o transversal único, e a amostra selecionada a partir da técnica não probabilística da snowball sampling. Os dados foram obtidos por meio de uma survey online, distribuída pelo Instagram e WhatsApp, resultando em uma amostra total de 2.029 casos válidos. A análise se deu por meio de regressão linear múltipla, cujos resultados apontaram que a elevada percepção de risco em relação à compra de refeições online gerou maior preocupação nos consumidores quanto à segurança dos alimentos. Ademais, ficou claro que a adoção de estratégias de redução dos riscos percebidos resultou em enfraquecimento da relação entre a segurança dos consumidores quanto aos alimentos adquiridos via aplicativos de delivery e a percepção de riscos em relação à compra de refeições online.
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