A hospitalidade pelas dimensões do acolhimento e pertencimento: uma análise sobre a percepção do anfitrião-residente de Campos do Jordão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p162-184Palavras-chave:
Hospitalidade, Turismo, Comunidade, Anfitrião-residenteResumo
A proposta deste artigo é, a partir da perspectiva da hospitalidade, em sua dimensão de acolhimento e pertencimento, compreender a visão do anfitrião sobre a relação estabelecida pela atividade turística, entendendo que ele ocupa uma das posições limítrofes desta relação. Assim, o objetivo geral é compreender como a comunidade anfitriã de uma cidade turística, tendo como objeto a cidade de Campos do Jordão (SP), avalia o turismo e os atores envolvidos nesta atividade. Além disso, buscou-se identificar a percepção da comunidade local em relação à cidade, ao turismo e ao turista. A metodologia define-se pelo caráter exploratório, utilizando uma amostra não probabilística, classificada como sondagem de rua, totalizando 115 questionários aplicados em junho de 2020. O apoio ao turismo foi evidenciado, porém, alguns descontentamentos da população demonstram que os custos de ter o turismo como atividade principal na localidade começam a ser sentidos. Espera-se que este trabalho leve à compreensão dos impactos do turismo no cotidiano dos residentes, permitindo ações mais efetivas para o seu envolvimento e atuação no processo organizacional do turismo local.
Downloads
Referências
Alrwajfah, M.M.; Almeida-García, F. & Cortés-Macías, R. (2019). Resident´s Perceptions and Satisfaction toward tourism development: a case study of Petra Region, Jordan. Sustainability, 11, 1-19.
Andereck, K.L. & Nyaupane, G. (2011). Exploring the nature of tourism and quality of life perceptions among residents. Journal of Travel Research, 50 (3), 248-260.
Andereck, K.L. & Vogt, C.A. (2000). The relationship between residents´ attitudes toward tourism and tourism development options. Journal of Travel Research, 39, 27-36.
Baptista, I. (2008). Hospitalidade e eleição intersubjetiva: sobre o espírito que guarda os lugares. Revista Hospitalidade, 5 (2), 5-14, dez.
Bell, D. (2007). The hospitable city: social relations in commercial spaces. Progress in Human Geography, 31 (1), p.7-22.
Binei-Montandon, C. (2004). Acolhida: uma construção do vínculo social. In: Montandon, A. (ed). O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 1171-1189.
Callai, H. (2005). C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, 25 (66), 227-247, maio/ago.
Carneiro, M.J.; Eusébio, C. & Caldeira, A. (2017). The influence of social contact in resident’s perceptions of the tourism impact on their quality of life: a structural equation model. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 19 (1), 1-30.
Çelik, S. (2018). Does tourism reduce social distance? A study on domestic tourists in Turkey. Anatolia, 30 (1), 1-12.
Cetin, G. & Okumus, F. (2018). Experiencing local Turkish hospitality in Istanbul, Turkey. International Journal of Culture, tourism and Hospitality Research, 12 (2), 266-276.
Chandralal, L. & Valenzuela, F.R. (2013). Exploring memorable tourism experiences: antecedents and behavioural outcomes. Journal of economics, business and management, 1 (2), 177-181.
Cuthill, V. (2007). Sensing and Performing Hospitalities and Socialities of Tourist Places: eating and drinking out in Harrogate and Whitehaven. In: Molz, J.G. & Gibson, S. Mobilizing Hospitality: the ethics of social relations in a mobile word. Ashgate E-Book: Grâ-Bretanha, 83-100.
Demirovic, D.; Radovanovic, M.; Petrovic, M.D.; Cimbaljevic, M; Vuksanovic, N. & Vukovic, D.B. (2018). Environmental and community stability of a mountain destination: an analysis of residents´ perception. Sustainability, 10 (70), 1-16.
Dwyer, L. & Chukwon, K. (2003). Destination competitiveness: determinants and indicators. Current issues in Tourism, 6 (5), 369-414.
Eusébio, C.; Vieira, A.L.& Lima, S. (2018). Place attachment, host-tourist interactions, and residents’ attitudes towards tourism development: the case of Boa Vista Island in Cape Verde. Journal of Sustainable Tourism, 26 (6), 1-20.
Freitas, H.; Oliveira, M.; Saccol, A.Z. & Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, 35 (03), 105-112, jul.-set.
Gjerald, O. (2005). Sociocultural impacts of tourism: a case study from Norway. Journal of Tourism and Cultural Change, 3 (1), 36-48.
Golubovskaya, M.; Robinson, R.N.S. & Solnet, D. (2017). The meaning of hospitality: do employees understand? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29 (5), 1-43.
Grassi, M. C. (2011). Transpor a soleira. In: Montandon, A. (Org.). O livro da hospitalidade. São Paulo: Senac, 45-62.
Grinover, L. (2019). Nós, a cidade, a hospitalidade. Rosa dos Ventos: turismo e hospitalidade, 11 (1), 224-234.
Gursoy, D.; Jurowski, C. & Uysal, M. (2002). Resident attitudes: a structural modelling approach. Annals of Tourism Research, 29 (1), 79-105.
Harril, R. (2004). Residents´ attitudes toward tourism development: a literature review with implications for tourism planning. Journal of Planning Literature, 18 (1), 1-16, fev.
Huh, C. & Vogt, C.A. (20058). Changes in residents´ attitudes toward tourism over time: a cohort analytical approach. Journal of Travel Research, 46, 446-455, mai.
IBGE. (2019). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019). Cidades. Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/campos-do-jordao/panorama. Acesso em 01 jun. 2020.
IBGE. (2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019). Cidades. Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/campos-do-jordao/panorama. Acesso em 18 jun. 2020.
Issa, Y.S.M. de M. (2007). Produção do turismo e sítios simbólicos de pertencimento: inserção da comunidade local como fator de hospitalidade. Observatório de Inovação do Turismo, 2 (4), 1-14, dez.
Kim, J.H. (2014). The antecedents of memorable tourism experiences: the development of a scale to measure the destination attributes associated with memorable experiences. Tourism Management, 44, 34-45.
Kim, K.; Uysal, M. & Sirgy, M.J. (2013). How does tourism in a community impact the quality of life of community residents? Tourism Management, 36, 527-540.
King, B.; Pizam. A. & Milman, A. (1993). Social impacts of tourism: host perceptions. Annals of Tourism Research, 20 (4), 650-665.
Ko, D.W.& Stewart, W. (2002). A structural equation model of residents´ attitudes for tourism development. Tourism Management, 23 (5), 521-530.
Lankford, S.V. (1994). Attitudes and perceptions toward tourism and rural regional development. Journal of Travel research, 32 (35), 35-43.
Lawson, R.W; Williams, J.; Young, T. & Cossens, J. (1998). A comparison of residents´ attitudes towards tourism in 10 New Zealand destinations. Tourism Management, 19 (3), 247-256.
Lima, S.M.C. (1998). Multiculturalismo. Comunicação & Educação, São Paulo, 20 (1), 15-18, set.
Martín-Martín, J.M.; Ostos-Rey, M.S.& Salinas-Fernández, J.A. (2019). Why regulation is needed in emerging markets in the tourism sector. American Journal of Economics and Sociology, 78 (1), 225-254.
McCool, S.F.& Martin, S.R. (1994). Community attachment and attitudes toward tourism development. Journal of Travel Research, 3 (3), 29-34.
McCombes, L.; Vanclay, F. & Evers, Y. (2015). Putting social impact assessment to the test as a method for implementing responsible tourism practice. Environmental Impact Assessment Review, 55, 156-168.
McGehee, N.G. & Andereck, K.L. (2004) Factors predicting rural residents´ support of tourism. Journal of Travel research, 43, 131-140, nov.
Meimand, S.E.; Khalif, Z.; Zavadbkas, E.K.; Mardani, A.; Najafipour, A.A. & Ahmad, U.N.U. (2017). Residents´ attitude toward tourism development: a sociocultural perspective. Sustainability, 09 (1170), 1-29.
Mendes, B.C.; Cavenaghi, A.J. & Marques, R.B. (2020): Building hospitality institutionality in Campos do Jordão/Brazil. Current Issues in Tourism, 1, 1-24
Nematpour, M.& Faraji, A. (2019). Structural analysis of the tourism impacts in the form of future study in developing countries (case study: Iran). Journal of Tourism Futures, 5 (3), 259-282.
Nogués-Pedregal, A.M.; Travemolero, R. & Carmona-Zubiri, D. (2017). Thinking against ‘empty shells’ in tourism development projects. Etnoloska Tribina, 47 (40), 88-108.
Observatório do Turismo de Campos do Jordão. (2018). Relatório anual 2017. Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Pdf.
Osman, H.; Johns, N. & Lugosi, P. (2014). Commercial hospitality in destination experiences: McDonald´s and tourist´s consumption of space. Tourism Management, 42, 238-247.
Pavlic, I.; Portolan, A.& Puh, B. (2019). Does tourism cut the branch it is sitting on? – local residents´ perspective. Montenegrin Journal of Economics, 15 (2), 153-164.
Pearce, P.L.; Moscardo, G & Ross, G.F. (1996). Tourism Community relationships. Oxford: Pergamion Press.
Pestek, A.; Dizdarevic, L.; Galic, M. & Arifhodzic, M. (2019). Residents´attitudes toward tourism development: a case study of the federation of Bosnia and Herzegovina. Zagreb God., 28, 131-151.
Pitt-Rivers, J. (2012). The law of hospitality. 1977. Journal of Ethnographic Theory. 2(1), 501-517.
Poulston, J. (2015). Expressive labour and the gift of hospitality. Hospitality and Society, 5 (2-3), 145-165.
Sampson, R.J. (1988). Local friendship ties and community attachment in mass society: a multilevel systemic model. American Sociological Review, 53, 766-779.
Saviani, D. (2009). Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores associados.
Teye, V.; Sonmez, S.F. & Sirakaya, E. (2002). Residents´ attitudes toward tourism development. Annals of Tourism Research, 29 (3), 668-688.
Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph.
Wang, S.; Xu, H. (2015). Influence of place-based senses of distinctiveness continuity, self-esteem and self-efficacy on resident´s attitudes toward tourism. Tourism Management, 47, 241-250.
Williams, J. & Lawson, R. (2001). Community issues and resident opinions of tourism. Annals of Tourism Research, 28 (2), 269-290.
Wise, N.A.; Mulec, J.& Arimenski, T. (2017). Towards a new local tourism economy: understanding sense of community, social impacts and potential enterprise opportunities in Podgrade Bac Vojvodina, Serbia. Local Economov, 32 (7), 1-30.
Woosnam, K.M. (2012). Using emotional solidarity to explain resident´s attitudes about tourism and tourism development. Journal of Travel Research, 51 (3), 315-327.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Castro Mendes, Airton José Cavenaghi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.