Análise da qualidade de serviços turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, utilizando o TOURQUAL

Autores

  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Maria Helena Alemany Soares Instituto Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Calçada de Lamare Leite Instituto Federal de Santa Catarina
  • Roberto Tonera Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p477-498

Palavras-chave:

Turismo, Gestão da Qualidade, Patrimônio, Fortalezas, Tourqual

Resumo

O turismo de patrimônio tem se consolidado como um segmento em destaque no escopo de oferta de produtos turísticos. Tornar o atrativo competitivo se torna um desafio para os seus gestores e a oferta de um serviço turístico de qualidade auxilia na construção de valor e imagem positivas e consequente desenvolvimento do negócio. O objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção de turistas com relação a qualidade de serviços turísticos oferecida na Fortaleza de São José da Ponta Grossa em Florianópolis – SC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, de campo. O Instrumento foi o questionário fechado baseado no modelo Tourqual. Os dados foram coletados de Maio a Novembro de 2019. A amostra foi composta por 398 turistas, considerada não probabilística por conveniência. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de normalidade, regressão linear múltipla e correlação de Spearman no SPSS 22. Os principais resultados indicam um nível de satisfação de 9,55 (máximo 10) e uma média dos indicadores de qualidade de 8,48. Os melhores indicadores para os turistas foram: Beleza no Atrativo, Fuga da Rotina do Turista/Novas experiências e Serviço do Guia ao visitante. Enquanto os piores avaliados foram Acessibilidade, Tecnologia e Banheiros acessíveis. Ao aplicar o modelo de regressão linear múltipla encontrou-se que 96,1% da variância dos indicadores de qualidade explica a variância do constructo satisfação do turista, demonstrando que a qualidade é realmente antecedente causal da satisfação e que a gestão dos indicadores leva ao desenvolvimento do atrativo como produto turístico.

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Biografia do Autor

  • Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina

    Pós-doutorado em Turismo na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Maria Helena Alemany Soares, Instituto Federal de Santa Catarina

    Mestrado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Técnico em Guia de Turismo no Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

  • Fabiana Calçada de Lamare Leite, Instituto Federal de Santa Catarina

    Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Docente em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

  • Roberto Tonera, Universidade Federal de Santa Catarina

    Bacharel em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MONDO, Tiago Savi; SOARES, Maria Helena Alemany; LEITE, Fabiana Calçada de Lamare; TONERA, Roberto. Análise da qualidade de serviços turísticos na Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Florianópolis, utilizando o TOURQUAL. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 3, p. 477–498, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i3p477-498. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/176703.. Acesso em: 23 nov. 2024.