Novos Conceitos, Novas Realidades: uma revisão do papel da beleza na formação do turismo escuro

Autores

  • Jean Henrique Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maximiliano E. Korstanje Universidad de Palermo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p696-713

Palavras-chave:

Estética, Conceito de beleza, Turismo escuro, Desastre

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de beleza a partir da teoria estética de Theodor Adorno e da noção de sublime em Kant. O turismo clássico priorizava uma ideia apolínea de beleza, que com o tempo cedeu a formas mórbidas nas quais o sofrimento se transformou no principal atrativo. O produto sol e mar vêm sendo substituído por visitas ao Museu do Holocausto em Auschwitz, ou a lugares atormentados de dor e sofrimento. Neste sentido, é discutida a significação da estética inscrita na filosofia marxista de Adorno, a qual se situa como um campo fértil para compreender o papel que desempenha o espetáculo do desastre nos meios de comunicação. Em segundo lugar, indagamos a maneira pela qual o denominado “turismo escuro” vem sendo trabalhado na literatura acadêmica, seja como tendência sádica de uma sociedade que tem perdido a sensibilidade perante a dor do outro, seja como uma forma de controlar e disciplinar a morte. Se a Escola de Frankfurt e Theodor Adorno se encontravam preocupados com a predominância de valores estéticos em um mundo cada vez mais sensual, não menos verdade é que necessitamos repensar os objetos explorados pelo turismo escuro, os quais são separados da lógica da indústria cultural para abraçar a lógica da emancipação. Assumindo a premissa de que a memória implica liberdade, até que ponto podemos julgar a mensagem que estes lugares de turismo escuro transmitem como verdadeiros ícones da autenticidade? Uma leitura de Adorno não somente nos permite responder a essas perguntas, mas também nos permite elucidar o núcleo perverso do turismo escuro.

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Biografia do Autor

  • Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Adjunto IV com Dedicação Exclusiva). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor em Ciências Sociais (PGCS/UFRN); Mestre em Geografia (PPGe/UFRN); Especialista em Demografia (DEST/UFRN); Licenciado em Ciências Sociais – Bacharelado em Sociologia e Licenciatura Plena (DCS/UFRN); e Bacharel em Turismo (UNP). Líder institucional do Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT/UERN). Fundador e editor da Revista Turismo: Estudos e Práticas (RTEP/UERN). E-mail: prof.jeanhenriquecosta@gmail.com

  • Maximiliano E. Korstanje, Universidad de Palermo
    Profesor adjunto da Universidad de Palermo, Argentina. Pesquisador da CERS Universidad Buenos Aires. Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COSTA, Jean Henrique; KORSTANJE, Maximiliano E. Novos Conceitos, Novas Realidades: uma revisão do papel da beleza na formação do turismo escuro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 696–713, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p696-713. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/114993.. Acesso em: 23 nov. 2024.