Fluxo de Automóveis nos Estacionamentos Públicos e Privados da Cidade Turística de Angra dos Reis-RJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p429-453Palavras-chave:
Fluxo de Automóveis, Transportes e Turismo, Angra dos Reis.Resumo
Na realização de uma viagem, tem-se o deslocamento espacial de pessoas que se locomovem entre o espaço emissor e o receptor, caracterizando-se em um tipo de fluxo. No caso do turismo, esse fluxo de turistas é essencial a essa atividade que, por sua vez, necessita de uma infraestrutura de transportes instalada no território. Essa relação entre o turismo e os transportes é explícita, pois o segundo é imprescindível à viagem, inclusive influi na sua duração. No Brasil, o transporte rodoviário é o modal de transporte muito utilizado para o turismo, destacando-se o uso de ônibus e de automóveis. A concentração de automóveis de outros municípios no centro de Angra dos Reis, um dos destinos turísticos mais procurados no País, levou ao questionamento sobre a possível relação entre esse fato e a prática do turismo. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a procedência dos automóveis estacionados nos estacionamentos públicos e privados da cidade de Angra dos Reis, RJ. Metodologicamente, privilegiou-se a revisão bibliográfica, o quantitativo e trabalhos de campo. Conclui-se que o estado de São Paulo é o maior emissor de automóveis que permanecem em estacionamentos privados, enquanto os do estado do Rio de Janeiro permanecem nos públicos. Diagnosticou-se também que, praticamente, a totalidade desses automóveis são de turistas que se dirigiram para a Ilha Grande.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.