Competências Profissionais e Classe de Comportamentos Requeridos no Mercado de Trabalho nos Meios de Hospedagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p774-794Palavras-chave:
Competência profissional, Classe de comportamento, Mercado de trabalho, Meios de hospedagemResumo
Delineia as competências profissionais requeridas na execução das tarefas dos trabalhadores que atuam nos meios de hospedagem, por meio da decomposição da classe de comportamentos que determinado cargo demanda. Pesquisa descritiva, coletou dados de 52 vagas de trabalho anunciadas em cinco sites de divulgação de vagas nacionais: Sine, Catho, Indeed, Pense Emprego e Manager. Os dados foram classificados e analisados de acordo com as variáveis dispostas nos anúncios de vagas de empregos analisados. O estudo identificou dez classes de comportamentos, as quais foram traduzidas em diversas classes de comportamentos intermediários dos cargos: comunicar-se com o cliente, relacionar-se com o cliente, agir com proatividade, organizar as atividades, atuar com agilidade, concentrar-se para solução de problemas, trabalhar em equipe, planejar ações, realizar as atividades técnicamente, e liderar com foco para o resultado. Igualmente, no que se refere à escolaridade, o estudo constatou que 73% das vagas do nível operacional e gerencial primam pela absorção de profissionais que possuam no mínimo ensino médio ou superior, porém apenas seis vagas de nível superior solicitam formação na área de Hotelaria, Turismo e Gastronomia. O estudo também apontou que somente 27% das vagas requerem profissionais com domínio de outros idiomas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.