“Flash Mob - Liga da Doação”: uma estratégia educativapara promover a doação de órgãos e tecidos humanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.221535Palavras-chave:
Obtenção de tecidos e órgãos, Transplante de tecidos, Educação em saúde, Bancos de tecidos, ConscientizaçãoResumo
Introdução. Os profissionais dos Bancos de Tecidos Humanos (BHT) trabalham para promover, divulgar e esclarecer a importância da doação de tecidos e órgãos para atender às demandas de disponibilização de tecidos para transplantes e pesquisas. No entanto, há uma grande resistência da família quanto a doar órgãos e tecidos de seus familiares falecidos. Isso demonstra a importância de projetar e implementar uma série de estratégias educacionais lúdicas e acessíveis, que possam incentivar a aceitação para as doações e reduzir o número de recusas familiares. Portanto, este estudo tem como objetivo descrever a experiência de uma campanha educacional para inspirar mudanças de atitude e comportamento, em relação à doação de órgãos e tecidos. Métodos. Trata-se de um estudo descritivo, baseado em um relato de experiência de uma campanha educativa desenvolvida pelo BTH do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). O evento contou com a presença do Corpo de Bombeiros, jornalistas, autoridades locais e vários funcionários do HCFMRP/USP e alunos da Liga de Transplantes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (LiTOT-EERP/USP). Resultados. O evento foi organizado no cruzamento das principais avenidas de uma cidade do interior de São Paulo, com as devidas autorizações e segurança. Foram organizadas atividades interativas e divertidas para a população. Um Flash Mob coreografado foi apresentado nas ruas durante o fechamento dos semáforos. Além disso, foram distribuídos brindes às pessoas que passavam pelo local, reafirmando a importância de informar os familiares sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes e convidando-os a participar da ação. Foram confeccionadas camisetas, canetas e squeezes com o logotipo da campanha “Liga da Doação” e os mascotes da doação (bonecos de super-heróis em formato de tecidos humanos: osso, pele, córneas e vasos). Estima-se que a ação tenha atingido mais de 2.000 pessoas, ampliando a discussão e a relevância da causa por meio das redes de televisão locais, bem como pela interação com o público presente. Conclusão. Acredita-se que o aumento do número de doações reflete os investimentos educacionais realizados por meio de campanhas lúdicas e acessíveis para conscientizar o público sobre o tema.
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