Identificação de casos de daltonismo na comunidade acadêmica: implicações para o ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.217330Palavras-chave:
Daltonismo, Ensino superior, Teste de IshiharaResumo
Introdução: O daltonismo continua sendo uma condição negligenciada nos ambientes educacionais e não existem dados disponíveis sobre prevalência e características dos casos no contexto acadêmico. No ensino superior, há carência de dados sobre as limitações impostas pela condição, assim como sobre a predileção de indivíduos daltônicos pelas diferentes áreas de conhecimento. Métodos: Neste trabalho, foi realizado um estudo de série de casos de daltonismo na comunidade acadêmica de Barreiras, Bahia, Brasil, onde os casos foram identificados por meio do teste online de Ishihara associado ao interrogatório sintomatológico em um único questionário digital. Resultados: A prevalência de daltonismo dentro da população do estudo foi de 6,35% (15/256) dos participantes. Foi observada uma maior concentração de casos dentre participantes que são da área de conhecimento da saúde. Embora alguns portadores de daltonismo tenham relatado um prejuízo no seu processo de aprendizagem, os achados indicam que esta não foi uma condição determinante para a escolha de área de conhecimento, porém limita a escolha de atuação em áreas específicas. A associação de um inquérito sintomatológico permitiu identificar casos de daltonismo não distinguíveis pelo teste online de Ishihara e, embora considerados raros, nós identificamos casos de tritanomalia entre os participantes do estudo. Conclusões: Desta forma, os dados apontam a presença de casos de daltonismo na comunidade acadêmica de Barreiras no oeste da Bahia e sugere que estudos adicionais devem ser conduzidos para traçar um perfil mais amplo sobre as consequências do daltonismo nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior.
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