Educação interprofissional no contexto da Residência Multiprofissional: nas entrelinhas das disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.234845Palavras-chave:
Internato não médico, Educação interprofissional, Práticas interdisciplinares, Anormalidades craniofaciais, Capacitação profissionalResumo
Este artigo analisou os documentos que norteiam um Programa de Residência Multiprofissional na alta complexidade, sendo utilizados como fontes, os documentos: Caracterização Acadêmica, Manual do Residente e Programa do Curso (disciplinas), com o objetivo de identificar, no conjunto de disciplinas oferecidas, conteúdos relacionados à educação interprofissional (EIP) no preparo à colaboração interprofissional. A análise do Programa de Disciplinas realizada metodologicamente, através da análise de conteúdo temático, aponta a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o tema, com o objetivo de consolidar consensos em torno da EIP e suas repercussões nas práticas de saúde e no cuidado centrado no usuário. Torna-se necessário descrever, de forma mais clara, as iniciativas sobre a interprofissionalidade no contexto das disciplinas com vistas à complementaridade da formação e processos de avaliação. Recomenda-se que a intensificação de investimentos para a consolidação da prática colaborativa no Programa de Residência Multiprofissional na Alta Complexidade, poderá ser considerada como um exemplo de boas práticas para a EIP na formação de residentes.
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