Desafios da docência: reflexões a partir da vivência em um curso de graduação em medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i4p479-489

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Medicina, Educação Superior

Resumo

Introdução: Os novos cursos de medicina demandam inovações pedagógicas e curriculares que intensificam os desafios da prática docente. Objetivo: O trabalho objetiva apresentar os desafios da docência em um curso de graduação em medicina, viabilizado pelo Programa Mais Médicos, a partir da narrativa de três professores. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência construído a partir de narrativas reflexivas redigidas livremente por cada um dos docentes, em momento único, no primeiro semestre de 2019. Elas foram sistematizadas e organizadas por um dos autores. Resultados: Dois dos docentes são graduados em odontologia, com pós-graduação na área de saúde coletiva, participando dos oito Componentes Curriculares Regulares (CCR) ligados à essa área. A terceira docente é farmacêutica, com pós-graduação em Ciências Biológicas e compõe os componentes de Processos Biológicos III e IV e Temas Emergentes na Formação Médica 3. As narrativas revelam o quanto o cenário da educação médica é singular e gerador de desafios próprios. O modelo contra-hegemônico do referido curso de medicina gera insegurança para os atores envolvidos, sobretudo pela ausência de referencial comparativo. Além disso, a construção do curso demanda energia extra, visto que se parte do zero para organização de todas as demandas. O uso de metodologias ativas de aprendizagem constitui outro desafio, uma vez que os docentes foram formados sob a ótica do modelo tradicional. Outro aspecto apontado como desafiador pelos três docentes – chamando atenção para o fato de nenhum deles ser médico – é apresentar formação de graduação em outros cursos da área da saúde e o quanto isso causa incompreensões e resistências, manifestada por estudantes e colegas docentes. Por fim, no contexto atual de exercício da docência, o uso intenso de dispositivos tecnológicos foi apontado pelos docentes como um desafio, talvez o mais complexo deles já que seu uso é massivo e é complexo “competir” e organizar uma aula que seja atrativa a ponto de fazer com os estudantes se “desconectem” para se concentrar no que está sendo trabalhado. Conclusão: Conclui-se que a docência em cursos de medicina, em especial naqueles orientados pelas novas DCN, apresenta desafios variados que precisam ser compreendidos e contornados para propiciar uma prática exitosa.

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Fonseca GS, Barbato PR, Bagatini MD. Desafios da docência: reflexões a partir da vivência em um curso de graduação em medicina. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de dezembro de 2020 [citado 17º de dezembro de 2024];53(4):479-8. Disponível em: https://journals.usp.br/rmrp/article/view/172412