Qualidade de vida, percepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6919.4339Palavras-chave:
Adolescente; Saúde; Qualidade de Vida; Comportamento; Ensino Remoto; PercepçãoResumo
Objetivo: analisar as variáveis sociodemográficas, qualidade de vida, autopercepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em 2018 e 2021. Método: estudo transversal observacional com 124 adolescentes em 2018 e 68 em 2021. Utilizou-se para a coleta de dados um Formulário para as variáveis sociodemográficas, Questionário Pediátrico de Qualidade de Vida, instrumento de Autopercepção de Saúde, Escala de Motivação para a Aprendizagem e Questionário de Capacidades e Dificuldades. A coleta dos dados foi realizada por formulários no Google Forms . Para a análise, utilizou-se estatística descritiva e regressão logística. Resultados: a maioria dos participantes pertencia à classe A. Na comparação entre 2018 e 2021, houve piora da avaliação de autopercepção de saúde. Na avaliação da QV pelos pais, houve diferença estatística significativa entre os escores das dimensões social e psicossocial. Entre os adolescentes, houve diferenças entre os escores da QV nas dimensões física e psicossocial. Conclusão: o adolescente com melhor avaliação da saúde mental teve maior chance de ter melhor qualidade de vida nos períodos investigados (OR=5,35 e OR=5,51). Estudantes mais novos apresentaram maior motivação para aprender, sendo que aumentaram em até 9,75 e 5,02 vezes a chance de melhoria da qualidade de vida nos dois períodos, respectivamente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2024-10-25
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Como Citar
Qualidade de vida, percepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em instituição de ensino. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4339. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6919.4339