Submissões online

Política Editorial

 

A Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE) tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento científico e da prática profissional da Enfermagem e de outras áreas da saúde por meio da publicação de artigos de elevado mérito científico. Publica artigos inéditos nos idiomas inglês, português e espanhol, nas categorias Artigo Original, de Revisão Sistemática e Cartas ao Editor. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass). Números especiais são publicados a critério do Conselho de Editores. O processo de avaliação adotado é o de revisão por pares (peer review) preservado o anonimato dos autores e revisores.

A revista Adota a normalização dos “Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (Estilo Vancouver) (http://www.icmje.org/recommendations). 
A RLAE segue o código de conduta ética em publicação recomendado pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e as condutas de Boas Práticas de Editoração – Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/code-conduct).

Todos os artigos devem ser encaminhados a revista com a cópia de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa em casos de pesquisas com seres humanos (exceto dados de domínio público). Os estudos tipo ensaio clínico deve ter o número do Registro de Aprovação de Ensaios Clínicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br) o qual deve ser enviado a revista. Em casos de pesquisas envolvendo animais, a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais deve ser encaminhada.

Os artigos devem ser submetidos pelo sistema eletrônico ScholarOne (https://mc04.manuscriptcentral.com/rlae-scielo) em português ou inglês ou espanhol e destinados exclusivamente para a RLAE. Não é permitida a apresentação simultânea a qualquer outro veículo de publicação. A RLAE considera como infração ética a publicação duplicada ou fragmentada de uma mesma pesquisa. Ferramentas para localização de similaridade de textos são utilizadas pela revista para detecção de plágio.

 

 

Informações Gerais

 
  • Autoria

O conceito de autoria adotado pela RLAE está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, obtenção ou análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. A quantidade de autores é limitada a seis e, excepcionalmente, para estudos multicêntricos será examinada a possibilidade de inclusão de mais autores, considerando as justificativas apresentadas pelos mesmos. Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios mencionados, podendo, nesse caso, figurar na seção Agradecimentos.

A contribuição de cada um dos autores deve ser explicitada em declaração, assinada individualmente pelos autores, para esta finalidade e enviada para RLAE na submissão do manuscrito. Todos os autores devem informar o seu número de registro ORCID http://orcid.org).

Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Editores e do Conselho Editorial.

Dados de identificação do autor responsável (cadastro)

Nome e sobrenome. O autor deve seguir o formato pelo qual o seu nome já é indexado nas bases de dados e incluir o número de registro no ORCID.

Correspondência. Deve constar o nome e endereço completo do autor responsável para troca de correspondência.

Instituição. Podem ser incluídas até três hierarquias institucionais de afiliação (por exemplo: departamento, faculdade, universidade).

Direitos autorais
Os autores devem ceder os direitos autorais patrimoniais do artigo a Revista Latino-Americana de Enfermagem por meio da Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais assinada por todos os autores (Download).

Para a utilização do artigo em acesso aberto, a RLAE adota a Licença Creative Commons – Licença CC BY (http://creativecommons.org/licenses). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e conferindo os devidos créditos de publicação à RLAE. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Categorias de artigos aceitos para publicação

Artigos originais. São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados. São também considerados artigos originais as formulações discursivas de efeito teorizante e as pesquisas de metodologia qualitativa, de modo geral.

Artigos de revisão. Estudos avaliativos críticos, abrangentes e sistematizados, resultados de pesquisa original e recente. Visam estimular a discussão e introduzir o debate sobre aspectos relevantes e inovadores. Apresentam o método de revisão, o processo minucioso de busca e os critérios utilizados para a seleção e classificação dos estudos primários incluídos. Devem ser sustentados por padrões de excelência científica e responder à pergunta de relevância para a enfermagem e/ou outras áreas da saúde. Dentre os métodos utilizados estão: metanálise, revisão sistemática e revisão integrativa.

Cartas ao Editor. Incluem cartas que visam discutir artigos recentemente publicados pela revista ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos.

Processo de julgamento

Os artigos submetidos e encaminhados de acordo com as normas de publicação são enviados à pré-análise feita pelo Editor Científico Chefe que decidirá pela aprovação ou recusa do artigo caso ele não contemple o escopo do periódico, seja novo, verdadeiro e contribua para o avanço do conhecimento cientifico. Uma vez aprovado na pré-análise o manuscrito é enviado ao Editor Associado para seleção de consultores. Após a avaliação dos consultores, o Editor Associado realiza uma recomendação para o Editor Científico Chefe o qual com base nas avaliações feitas pelos consultores e pelo Editor Associado decidirá pela aprovação, reformulação ou recusa do artigo.

Custos de publicação

Os custos de publicação para o autor são compostos pelo pagamento da taxa de submissão e dos custos de tradução do artigo para a publicação em três idiomas.

Taxa de submissão

A taxa de submissão é solicitada no ato da submissão do artigo e não será devolvida aos autores dos artigos recusados, seja na pré-análise ou na avaliação dos consultores, bem como aos autores dos artigos cujas correções foram solicitadas pela revista e não atendidas pelos autores. Valor da taxa de submissão: R$500,00 (quinhentos reais) por artigo.

Forma de pagamento: depósito ou transferência bancária
Banco do Brasil
Favorecido: Receita Própria EERP
CNPJ: 63.025.530/0027-43
Agência: 028-0 Conta Corrente: 130.151-9

Traduções

As traduções são solicitadas aos autores após a aprovação do artigo. Nesse momento, o texto original deve ser traduzido para mais dois idiomas, diferentes daquele de origem da submissão. O custo das duas traduções é de responsabilidades dos autores. Para garantir a qualidade das traduções, as mesmas somente serão aceitas acompanhadas do certificado de tradução de umas das empresas credenciadas pela RLAE.

  • Guias para apresentação do texto

Os textos dos artigos devem seguir os guias da Rede Equator conforme tipo de estudo realizado: 
Para todos os tipos de estudos usar o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0 – checklist).
Para ensaio clínico randomizado usar o seguir CONSORT (checklist e fluxograma).
Para revisões sistemáticas e metanálises seguir o guia PRISMA (checklist e fluxograma).
Para estudos observacionais em epidemiologia seguir o guia STROBE (checklist).
Para estudos qualitativos seguir o guia COREQ (checklist).
Melhorar a qualidade e a transparência da pesquisa em investigação em saúde (http://www.equator-network.org/resource-centre/authors-of-research-reports/authors-of-research-reports/#auwrit). Pode ser usado para todos os tipos de pesquisas em saúde.

  • Preparo do artigo

Estrutura
. Título somente no idioma do artigo
. Resumo somente no idioma do artigo
. Descritores em português
. Descritores em inglês
. Descritores em espanhol
. Introdução
. Método
. Resultados
. Discussão
. Conclusão
. Referências

Os Agradecimentos deverão constar apenas na Title Page.
Embora se respeite a criatividade e estilo dos autores a revista sugere o uso das seções convencionais Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão.

Quantidade de palavras
. Artigos Originais e de Revisão: 5000 palavras. 
. Cartas ao Editor: 500 palavras
(na contagem de palavras não incluir: tabelas, figuras e referências)

Formatação
. Arquivo no formato Word, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,3” x 11,7”)
. Margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm (1”)
. Fonte Times New Roman 12 (em todo o texto, inclusive nas tabelas), com o arquivo digitado em formato .doc ou .docx, ou .rtf
. Espaçamento duplo entre linhas desde o título até as referências, com exceção das tabelas que devem ter espaçamento simples
. Para destaques utilizar itálico. Não são permitidas no texto: palavras em negrito, sublinhado, caixa alta, marcadores do MS Word 

Título
. Conciso e informativo com até 15 palavras.
Somente no idioma em que o artigo dor submetido
. Utilizar negrito
. Itens não permitidos: caixa alta, siglas, abreviações  e localização geográfica da pesquisa.

Resumo
O resumo deve ser estruturado em: Objetivos, Método, Resultados e Conclusão. Redigido em parágrafo único, em até 200 palavras.

Objetivo deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. O Método deve conter o tipo de estudo, amostra, variável(is), instrumento(s) e o tipo de análise. Os Resultados devem ser concisos, informativos e apresentar principais resultados descritos e quantificados, inclusive as características dos participantes e análise final dos dados. As Conclusões devem responder estritamente aos objetivos, expressar as considerações sobre as implicações teóricas ou práticas dos resultados e conter três elementos: o resultado principal, os resultados adicionais relevantes e a contribuição do estudo para o avanço do conhecimento científico.

Os Ensaios clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo.

Itens não permitidos: siglas, exceto as reconhecidas internacionalmente, citações de autores, local do estudo e ano da coleta de dados.

Descritores 
. Descritores em português, inglês e espanhol. Selecionados da lista do Medical Subject Headings (MeSH)
. Devem ser incluídos 6 descritores separados entre si por ponto e vírgula. A primeiras letra de cada palavra do descritor em caixa alta, exceto artigos e preposições

Nome das Seções Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão
. Negrito
. Caixa alta somente na primeira letra
. Itens não permitidos: subseções, 
Introdução

Deve ser breve, definir claramente o problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento. Incluir referências atualizadas e de abrangência nacional e internacional. Descrever o(s) objetivo(s) no final desta seção.

Método
Descrever o tipo de estudo, o local, o período, a população, os critérios de inclusão e exclusão, amostra, as variáveis do estudo, o(s) instrumento(s), a forma da coleta de dados, a organização dos dados para análises e aspectos éticos. 

Resultados
Limitados a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações ou comparações. O texto contempla e não repete o que está descrito em tabelas e figuras.

Discussão
Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo.Comparar e contrastar os resultados com os de outros estudos atuais e apresentar possíveis mecanismos ou explicações para os resultados obtidos

Apresentar as limitações do estudo e os avanços ao conhecimento científico.
Conclusão

Responder os objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados. Não citar referências.

Tabelas
Até 5 itens entre tabelas e figuras, contendo título informativo, claro e completo, localizado acima da tabela,  indicando o que se pretende representar na tabela. Conter:
participantes do estudo, variáveis, local e período da coleta de dados.

Formatação
. Elaboradas com a ferramenta de tabelas do MS Word
. Dados separados por linhas e colunas de forma que cada dado esteja em uma célula 
. Traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior tabela
Menção no texto
. Obrigatória. Ex: conforme a Tabela 1

Cabeçalho
. Negrito
. Sem células vazias

Inserção no texto
. Logo após a primeira menção no texto e não no final do artigo ou em arquivos separados

Fonte da tabela
Descrever a fonte da informação quando se tratar de dados secundários

Notas de rodapé da tabela
. Restritas ao mínimo necessário
. Indicadas pelos símbolos sequenciais *,†,‡,§,||,¶,**,††,‡‡, apresentando-os tanto no interior da tabela quanto na nota de rodapé da mesma, e não somente em um dos dois lugares.
Siglas
. Restritas ao mínimo necessário
. Descritas por extenso em nota de rodapé da tabela utilizando os símbolos sequenciais *,†,‡,§,||,¶,**,††,‡‡

Valores monetários
Apresentados em dólares ou em salários mínimos no país da pesquisa e na época da coleta de dados. Apresentar data e cotação em nota de rodapé .

Formatação não permitida
. Quebras de linhas utilizando a tecla Enter, Recuos utilizando a tecla Tab, Espaços para separar os dados; Caixa alta; Sublinhado; Marcadores do MS Word; Cores nas células;

Tabelas com mais de uma página
. Tabelas de apenas uma ou duas linhas devem ser convertidas em texto

Figuras
São figuras:
Quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas e fotos.

Título
. Localizado abaixo da figura

Resolução
. Em alta resolução (mínimo de 900 dpi)

Figuras: Quadros
. Contém dados textuais e não numéricos, são fechados nas laterais e contém linhas internas
. Quando construídos com a ferramenta de tabelas do MS Word poderão ter o tamanho máximo de uma página, e não somente 16x10cm como as demais figuras.
. Autorização da fonte quando extraídos de outros trabalhos, indicando-a em nota de rodapé da figura

Figuras: Gráficos
. Plenamente legíveis e nítidos
. Tamanho máximo de 16x10cm
. Em tons de cinza e não em cores
. Vários gráficos em uma só figura só serão aceitos se a apresentação conjunta for indispensável à interpretação da figura

Figuras: Desenhos, esquemas, fluxogramas
. Construídos com ferramentas adequadas, de preferência com a intervenção de um profissional de artes gráficas
. Lógicos e de fácil compreensão
. Plenamente legíveis e nítidos
. Tamanho máximo de 16x10cm
. Autorização da fonte quando extraídos de outros trabalhos, indicando-a em nota de rodapé da figura

Figuras: Fotos
. Plenamente legíveis e nítidas
. Tamanho máximo de 16x10cm
. Em preto e branco e não em cores
. Fotos contendo pessoas devem ser tratadas para que as mesmas não sejam identificadas

Citações no texto
Formatação
. Números arábicos, sobrescritos e entre parênteses. Ex: (12)
. Ordenadas consecutivamente, sem pular referência
. Citações de referências sequenciais:  separadas por traço e não por vírgula, sem espaço entre elas. Ex: (1-2), (4-5), (5-9)
. Citações de referências intercaladas: separadas por vírgula, sem espaço entre elas. Ex: (8,14), (10,12,15)

Local de inserção
. quando inseridas ao final do parágrafo ou frase devem estar antes do ponto final e quando inseridas ao lado de uma vírgula devem estar antes da mesma

Citações "ipsis literes"
. entre aspas, sem itálico, tamanho 12, na seqüência do texto

Itens não permitidos
. espaço entre a citação numérica e a palavra que a antecede
. indicação da página consultada
. nomes de autores, exceto os que constituem referencial teórico

Falas de participantes
. Itálico, fonte Times New Roman tamanho 10, sem aspas, na sequência do texto
. Identificação da fala: obrigatória, codificada, apresentada ao final de cada fala entre parênteses e sem itálico

Notas de Rodapé
. No texto: indicadas por asterisco, iniciadas a cada página, restritas ao mínimo necessário
. Nas tabelas e figuras: indicadas pelos símbolos sequenciais *,†,‡,§,||,¶,**,††,‡‡ apresentando-os tanto no interior da tabela quanto na nota de rodapé, e não somente em um dos dois lugares
. Nas figuras que são imagens deverão estar em formato de texto e não no interior da imagem

  • Referências

. Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html)
. Sem limite máximo desde que todas adequadas ao texto e com link de acesso para averiguação de pertinência ao texto. Referências com mais de 6 autores: seis primeiros seguidos de et al. 
. Citar a versão do documento em inglês 
. Inserir DOI ou link de acesso em todas as referências
. Referências cinzentas não são aceitas por dificultar o acesso da comunidade científica internacional (exceto as imprescindíveis). É considerada literatura cinzenta os livros, teses, dissertações, manuais, normas, legislação, etc.

Exemplo de como citar consultar site da RLAE (http://www.scielo.br/revistas/rlae/iinstruc.htm#003)