Ensino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.4078.3340

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Reanimação Cardiopulmonar, Ensino Fundamental e Médio, Avaliação Educacional

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico.

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ensino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimental. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3340. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4078.3340