Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3226.3207Palavras-chave:
Competência Profissional; Enfermagem; Educação; Comunicação; Estudantes; Comunicação InterpessoalResumo
Objetivo:
identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas.
Método:
trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados com 1.079 estudantes de enfermagem utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.
Resultados:
a média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal foi 63,74 (±7,6). Os domínios “disponibilidade” e “controle do ambiente” apresentaram, respectivamente, as maiores e menores médias. Houve diferença estatística significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade, estado civil, participação em grupo de pesquisa/extensão e atividade profissional remunerada.
Conclusão:
este estudo contribuiu para identificar o nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a educação na área.