Análise de uma atividade de educação interprofissional na área de saúde do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3228.3247Palavras-chave:
saúde do trabalhador, Relações Interprofissionais, Integralidade em Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação SuperiorResumo
Objetivo: analisar os resultados de uma atividade de educação interprofissional na área de saúde do trabalhador. Método: trata-se de uma pesquisa-ação, que contemplou as etapas de implementação e avaliação da atividade. Foi desenvolvida em uma instituição pública de ensino superior em 15 encontros, totalizando 60 horas. Contou com 16 participantes, sendo cinco estudantes de graduação, três de estudantes de pósgraduação, cinco docentes e três profissionais da rede de saúde, representativos das áreas de enfermagem, educação física, fisioterapia, gerontologia e psicologia. Os dados referentes à implementação da atividade foram coletados em diário de campo e analisados por meio de análise temática. Aplicou-se um formulário avaliativo construído exclusivamente para este fim, cujos dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: identificaram-se três categorias temáticas: (1) integralidade do cuidado; (2) trabalho como determinante social do processo saúde-doença; e (3) trabalho em equipe interprofissional. A atividade de educação interprofissional foi avaliada positivamente pelas participantes, que apontaram as contribuições desta estratégia na construção de conhecimentos direcionado à saúde do trabalhador. Conclusão: a atividade de educação interprofissional se demonstrou possível e potente no contexto da formação das profissões de saúde para fortalecimento da atenção à saúde do trabalhador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.