Descrição Qualitativa das Competências em Saúde Global por Docentes de Enfermagem na África e nas Américas

Autores

  • Lynda Wilson University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Laura Moran Universidad Nacional Autónoma de México; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia
  • Rosa Zarate Universidad Nacional Autónoma de México; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia
  • Nicole Warren Johns Hopkins University; School of Nursing
  • Carla Aparecida Arena Ventura Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Irene Tamí-Maury University of Texas; Department of Behavioral Science
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.0772.2697

Resumo

Objetivo: analisar os dados qualitativos obtidos em quatro surveys realizados com docentes de enfermagem que avaliaram a importância de 30 competências em saúde global para cursos de graduação em enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa-descritiva com 591 indivíduos que responderam ao survey em inglês (49 da África e 542 das Américas), 163 que responderam ao survey em espanhol (todos da América Latina), e 222 docentes brasileiros que responderam ao survey em português. Os comentários qualitativos foram registrados ao final dos surveys por 175 respondentes na língua inglesa, 75 na espanhola e 70 na portuguesa. A análise dos dados foi dirigida por uma descrição qualitativa e desenvolvido por um comitê. Resultados: a análise revelou dez novas categorias de competências em saúde global. Os docentes também se mostraram preocupados com a forma e o momento de integrar essas competências nos currículos de enfermagem. Conclusão: as categorias adicionais devem ser consideradas para inclusão nas competências em saúde global identificadas anteriormente. Essas, além das orientações para fins de integração nos currículos existentes, podem ser usadas para direcionar o refinamento da lista original de competências em saúde global. São necessárias outras investigações em busca de consenso sobre essas competências para formulação de recomendações e padrões que orientem o desenvolvimento dos currículos de enfermagem.

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Publicado

2016-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Descrição Qualitativa das Competências em Saúde Global por Docentes de Enfermagem na África e nas Américas. (2016). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 24, e2697-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0772.2697