Validação de livro eletrônico interativo para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5568.3512Palavras-chave:
HIV; Doenças Cardiovasculares; Educação em Saúde; Letramento em Saúde; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação.Resumo
Objetivo: validar um material educativo digital interativo no formato
de livro eletrônico sobre prevenção e redução do risco cardiovascular
na perspectiva das pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência
humana. Método: trata-se de um estudo metodológico baseado na
teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que
envolve produção tecnológica. Os dados foram coletados em todo
o Brasil por meio de um questionário virtual composto por itens
para avaliação geral, visual, linguagem, usabilidade, conteúdo e
aparência do material educativo. Para atestar a validade, adotou-se
o Índice de Concordância mínimo de 80%. Resultados: participaram
do estudo 309 pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência
humana, a maioria (84,3%) do sexo masculino, com idade entre 19
e 65 anos e ensino superior completo (29,3%). Mais de 90% dos
participantes avaliaram o livro como adequado para tirar dúvidas e
realizar cuidados preventivos à saúde cardiovascular. Todos os itens
avaliados alcançaram índice acima de 0,80. A avaliação geral de todos
os itens alcançou média de 0,92, sendo a avaliação geral (0,97) e
o conteúdo (0,94). Conclusão: o material educativo mostrou-se
válido, adequado e pertinente para promover a alfabetização em
saúde, e poderá contribuir com a promoção da saúde e prevenção
de doenças cardiovasculares.
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