Ensino de Suporte Básico de Vida para escolares: estudo quase-experimental
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4078.3340Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Reanimação Cardiopulmonar, Ensino Fundamental e Médio, Avaliação EducacionalResumo
Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes do ensino básico antes e após intervenção educativa sobre Suporte Básico de Vida em situação de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: estudo quase-experimental realizado com 335 estudantes de três escolas do ensino básico. Os dados foram coletados por instrumento que captava dados sociodemográficos e conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste (p < 0,05) foi significativamente maior que no pré-teste. A média das notas no pré-teste foi 4,12 ± 1,7 e, no pós-teste foi 6,53 ± 1,9 (p = 0,00). Conclusão: os resultados demonstraram a efetividade da intervenção com a ampliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida em parada cardiorrespiratória e reforçam a importância da Enfermagem nas ações de educação em saúde nas escolas de ensino básico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.