Direitos sociais às margens: um debate sobre políticas públicas de educação e saúde em dois estudos de caso de Saint-Denis
Un debate sobre políticas públicas de educación y salud en dos estudios de caso de Saint-Denis
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.182394Palavras-chave:
Neoriberalismo, Políticas Sociais, Territórios PeriféricosResumo
A comuna de Saint-Denis (região metropolitana parisiense, França) congrega em um mesmo campo de pesquisa: as representações arquitetônicas e urbanísticas do território periférico, a vinculação entre pobreza e políticas sociais e as formas de precarização do trabalho, observadas sob a perspectiva da racionalidade neoliberal nos campos da educação e da saúde. A hipótese do trabalho é de que o avanço neoliberal é empiricamente verificável nas transformações gerenciais e privatistas das políticas de educação e saúde em dois estudos de caso de Saint-Denis, o Lycée Suger e o Hospital Delafontaine. Utilizando-se de incursões etnográficas, entrevistas semiestruturadas e conversas informais, aborda-se igualmente o cotidiano do trabalho dos profissionais do “chão de fábrica” destas duas instituições.
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