Mário e o Barroco

Auteurs

  • José Augusto Avancini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p47-66

Mots-clés :

Barroco, Artes Plásticas, Aleijadinho, Patrimônio histórico, Nacionalismo, Século XVIII

Résumé

Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor a melhor expressão do gênio nacional. Concluiu-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • José Augusto Avancini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Téléchargements

Publiée

1994-07-01

Numéro

Rubrique

Apresentação

Comment citer

Avancini, J. A. (1994). Mário e o Barroco. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 36, 47-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p47-66