Mário e o Barroco
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p47-66Mots-clés :
Barroco, Artes Plásticas, Aleijadinho, Patrimônio histórico, Nacionalismo, Século XVIIIRésumé
Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor a melhor expressão do gênio nacional. Concluiu-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
1994-07-01
Numéro
Rubrique
Apresentação
Licence
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Comment citer
Avancini, J. A. (1994). Mário e o Barroco. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 36, 47-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i36p47-66