O conceito de identidade nacional na arte mineira do período colonial
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p117-128Mots-clés :
barroco mineiro, Brasil colonial, historiografia artística brasileira, identidade nacional.Résumé
Definido a partir de 1920 por Mário de Andrade e os modernistas, o conceito de identidade nacional no chamado "barroco mineiro", tema ainda controverso na historiografia artística brasileira, é fundamental para o estudo da questão da originalidade da arte produzida no Brasil colonial face às importações européias. O presente artigo faz um balanço da situação atual da pesquisa relativa ao tema e propõe novas abordagens e perspectivas de análise.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1989-12-31
Numéro
Rubrique
RIEB010
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Comment citer
Oliveira, M. A. R. de. (1989). O conceito de identidade nacional na arte mineira do período colonial. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 117-128. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p117-128