A formalização da derrota: sobre “Eles” e “A voz do morto”, de Caetano Veloso
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p56-81Mots-clés :
Caetano Veloso, luto, nacional-popular, internacional-popular.Résumé
Mediante o exame de duas canções de Caetano Veloso de fins da década de 1960 — “Eles” (1968) e “A voz do morto” (1968) —, pretendo compreender como elas revelam o luto aos preceitos caros à esquerda e à política cultural vinculada ao nacional-popular. Por fim, na descrição da crítica de Roberto Schwarz ao tropicalismo e a Caetano Veloso, demonstro como as questões percebidas pelo crítico dialético — por meio da análise do livro de memórias de Caetano Veloso — já estavam expressas no cancioneiro do artista em fins dos anos 1960.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2015-07-22
Numéro
Rubrique
RIEB010
Licence
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Comment citer
Santos, D. V. dos. (2015). A formalização da derrota: sobre “Eles” e “A voz do morto”, de Caetano Veloso. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 61, 56-81. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p56-81