O DISCURSO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR DO PONTO DE VISTA DO ALUNO

Autores

  • Alzira Leite Carvalhais CAMARGO Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/rfe.v23i1-2.59601

Palavras-chave:

Avaliação esco, Representações da avalia

Resumo

Neste artigo, pretende-se analisar a relação entre a prática da avaliação escolar e o processo de conhecimento do aluno com base em relatos escritos por 390 universitários, formandos dos anos de 1991 a 1994. Busca-se, pela análise do discurso, explicitar as representações que os sujeitos construíram mediante suas experiências em avaliação e os sentidos que nelas se contêm, assim como identificar os elos sócio-pedagógicos condicionantes do movimento contraditório entre aprender e avaliar. Igualmente procura-se estabelecer as relações entre a avaliação escolar e o contexto da sociedade mais ampla. Em ambas perspectivas de análise, o princípio de homogeneização mostrou-se relevante para explicar o problema de pesquisa formulado

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Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos