O DISCURSO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR DO PONTO DE VISTA DO ALUNO

Autori

  • Alzira Leite Carvalhais CAMARGO Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/rfe.v23i1-2.59601

Parole chiave:

Avaliação esco, Representações da avalia

Abstract

Neste artigo, pretende-se analisar a relação entre a prática da avaliação escolar e o processo de conhecimento do aluno com base em relatos escritos por 390 universitários, formandos dos anos de 1991 a 1994. Busca-se, pela análise do discurso, explicitar as representações que os sujeitos construíram mediante suas experiências em avaliação e os sentidos que nelas se contêm, assim como identificar os elos sócio-pedagógicos condicionantes do movimento contraditório entre aprender e avaliar. Igualmente procura-se estabelecer as relações entre a avaliação escolar e o contexto da sociedade mais ampla. Em ambas perspectivas de análise, o princípio de homogeneização mostrou-se relevante para explicar o problema de pesquisa formulado

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

1997-01-01

Fascicolo

Sezione

Artigos