O início da formação do professor reflexivo

Autor/innen

  • Marta Maria Pontin Darsie
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200005

Schlagwörter:

Formação de professores, Formação inicial, Professor reflexivo, Reflexão e formação de professores

Abstract

Discutiremos a importância da reflexão como componente da formação inicial do professor. A reflexão do aluno-professor sobre sua própria aprendizagem do que e do como ensinar, e a reflexão sobre sua história de vida escolar são apresentadas como essenciais a sua formação. Pela reflexão distanciada sobre o que sabe e sobre o que e como aprendeu e está aprendendo, mostraremos que é possível levar o aluno-professor à reflexão sobre sua prática. O exercício de distanciamento favorece a reflexão e reelaboração de seu saber e saber fazer, como poderemos ver nos episódios de reflexão tirados de diários reflexivos de alunos-professores onde esta reflexão e reelaboração estão presentes.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Veröffentlicht

1996-01-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos