Influências da vivência como regente-educador na prática composicional coral de Gustav Holst

Autores/as

  • Luísa Campelo de Freitas Sem Registro de Afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212482

Palabras clave:

Composição, Práticas pedagógicas, Regente-educador, Gustav Holst, Canto coral

Resumen

Debruçamo-nos sobre a produção coral de Gustav Holst, analisando-a em paralelo com os ideais educacionais e artísticos que defendia e com a sua atuação como docente e regente. Identificamos a importância da corrente socialista de Morris e Shaw em suas concepções, a aplicação desses ideais no seu projeto pedagógico e composicional. Analisamos seus procedimentos com base com base nos conceitos de outros educadores (Paulo Freire e Murray Schafer) comparando-os também com algumas experiências aplicadas na ECA-USP nos últimos 50 anos, identificando quais ganhos estas vivências podem trazer a alunos e à comunidade externa. Trazemos a discussão da inclusão de cantores amadores nas experiências corais, destacando a forma como Holst trabalhava com públicos diversos sem diminuir a qualidade musical de suas composições, disponibilizando a outros compositores recursos composicionais decorrentes dessa prática. Ilustramos nossa argumentação através de análises de alguns elementos das peças This Have I Done For My True Love, The Song of the Blacksmith, 4º movimento de Six Choral Folksongs, The Hymn of Jesus, e sobre algumas montagens e organizações de eventos, principalmente a montagem de The Fairy Queen de Henry Purcell em 1911 e os festivais de Domingo de Pentecostes realizados em Thaxted entre 1916 e 1918.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ADAMS, Byron. Book Review: Gustav Holst: The Man and His Music by Michael Short. Oxford: Oxford University Press, 530 pages. The Musical Quarterly. [s.l.]: Oxford Press, v. 76, n. 4 (Winter, 1992), pp. 584-591, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/742478. Acesso em: 10 jun. 2021.

COMUNICANTUS: Laboratório Coral. Canal de YouTube: @comunicantusblog. Disponível em: https://www.youtube.com/@comunicantusblog. Acesso em: 27 mai. 2023.

COMUNICANTUS: Laboratório Coral. Não Sonho Mais - Coro de Câmara Comunicantus. São Paulo, 10 de dez. de 2021. Canal de Youtube: @comunicantusblog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6VcdrhWxlGI&ab_channel=Comunicantus%3ALaborat%C3%B3rioCoral. Acesso em: 29 jul. 2023.

COMUNICANTUS: Laboratório Coral. Festival Comunicantus 2014 - "Pai Nosso (1ª audição)". São Paulo, 16 de set. de 2015. Canal de Youtube: @comunicantusblog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=541QN0AdCsI&ab_channel=Comunicantus%3ALaborat%C3%B3rioCoral. Acesso em: 29 jul. 2023.

COMUNICANTUS: Laboratório Coral. Sonho Final - Vinicius Ponte | Coro de Câmara Comunicantus. São Paulo, 29 de jul. de 2020. Canal de Youtube: @comunicantusblog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uN-t72C9LuE&ab_channel=Comunicantus%3ALaborat%C3%B3rioCoral. Acesso em: 29 jul. 2023.

COMUNICANTUS: Laboratório Coral. Pesquisa de solos n. 9 - Lucas Torrez | Coro de Câmara Comunicantus. São Paulo, 29 de jul. de 2020. Canal de Youtube: @comunicantusblog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wEB2alic8D0&ab_channel=Comunicantus%3ALaborat%C3%B3rioCoral. Acesso em: 29 jul. 2023.

EVANS, Edwin. Modern British Composers. VI.-Gustav Holst (Concluded). The Musical Times, Reino Unido: Musical Times Publications Ltd., v. 60, No. 922, pp. 657-661, dez. 1919. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3701919. Acesso em: 10 jun. 2021.

EXÓTICO. In: Oxford Languages. Oxford: Oxford University Press, 2023. Verbete do dicionário.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Luísa Campelo de. Gustav Holst: Análise musical como fonte de elaboração de estratégias didáticas para aprendizagem em canto coral. Orientadora: Adriana Lopes da Cunha Moreira. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/item/003113423. Acesso em 28 jul. 2023.

FREITAS, Luísa Campelo de; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. O educador no compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst. In: XXXII Congresso da ANPPOM, V.32, 2022. Anais [...]. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2022/papers/1319/public/1319-5156-1-PB.pdf. Acesso em 28 jul. 2023.

GERICKE, Gerda. 1915: Dirigíveis bombardeiam Londres. Deutsche Welle Brasil. [s.l.]: 19 jan. 2012, atualizado em 19 jan. 2017. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1915-dirig%C3%ADveis-bombardeiam-londres/a-297928. Acesso em 28 mai. 2023.

GRAÑA, Dolores. Bernard Shaw. Letras In.verso e Re.verso: literatura e entretenimento. [s.l.]: 26 jul. 2016. Disponível em: https://www.blogletras.com/2016/07/bernard-shaw.html. Acesso em: 6 jun. 2022.

HOLST, Gustav. This Have I Done for My True Love. Coro SATB (1916). London: Stainer & Bell Ltd., 2006.

HOLST, Gustav. The Hymn Of Jesus, Op.37. Coro e orquestra (1917). London: Stainer & Bell, 1919. Disponível em: https://imslp.org/wiki/The_Hymn_of_Jesus%2C_Op.37_(Holst%2C_Gustav). Acesso em: 7 set. 2021.

HOLST, Gustav. 6 Choral Folksongs, Op. 36. Coro e redução para piano (1916). London: Curwen, 1917. Disponível em: https://imslp.org/wiki/6_Choral_Folksongs%2C_Op.36_(Holst%2C_Gustav). Acesso em: 7 set. 2021.

INSTITUTO Tomie Ohtake. A OCAM... São Paulo, 5 abr. 2019. Facebook: Instituto Tomie Ohtake. Disponível em: https://www.facebook.com/inst.tomie.ohtake/posts/2288731707846127/. Acesso em: 29 jul. 2023.

INSTITUTO Tomie Ohtake. Inscrições prorrogadas! São Paulo, 29 mai. 2019. Instagram: @ institutotomieohtake. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ByDQCzfnWv8/?hl=bg. Acesso em: 29 jul. 2023.

PLAYFORD, John. The English Dancing Master. 1 ed. London: Thomas Harper, 1651. Disponível em: https://imslp.org/wiki/The_Dancing_Master_(Playford%2C_John). Acesso em: 24 mai. 2022.

PRCEU USP. Sobre o USP 60+. [s.n.]a. Disponível em: https://prceu.usp.br/usp60/quem-somos/#:~:text=Em%201994%2C%20por%20iniciativa%20da,pessoas%20idosas%20(%E2%80%A6)%E2%80%9D. Acesso em: 24 mai. 2023.

PRCEU USP. Nascente USP. [s.n.]b. Disponível em: https://prceu.usp.br/nascente/. Acesso em: 29 jul. 2023.

SCHACHT, Benjamin. Como William Morris se Tornou Socialista. Tradução: Mauro Costa Assis. [s.l.]: 24 mar. 2021. Disponível em: https://jacobin.com.br/2021/03/como-william-morris-se-tornou-socialista/. Acesso em: 23 mai. 2023.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução: Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal; revisão técnica: Aguinaldo José Gonçalves. 2. Ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. 408p.

SHORT, Michael. Gustav Holst: The Man and his Music. 2. ed. Hastings: Circaidy Gregory Press, 2014.

THE HOLST Foundation. Gustav Holst. Disponível em: http://www.holstfoundation.org/Gustav.php. Acesso em: 20 jun. 2021.

WARRACK, John. Holst, Gustav Theodore: (1874–1934). 2011. [s.l]: Oxford Dictionary Of National Biography, 2004. Disponível em: https://www.oxforddnb.com/view/10.1093/ref:odnb/9780198614128.001.0001/odnb-9780198614128-e-33963?rskey=5PQoOA&result=2

Publicado

2023-09-01

Número

Sección

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Cómo citar

Influências da vivência como regente-educador na prática composicional coral de Gustav Holst. (2023). Revista Música, 23(1), 269-288. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212482