Funk ostentação em São Paulo: imaginação, consumo e novas tecnologia da informação e da comunicação

Autores/as

  • Alexandre Barbosa Pereira Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i1p1-18

Palabras clave:

Funk ostentação, Imaginação, Consumo.

Resumen

O artigo aborda a configuração recente de um movimento musical, protagonizado principalmente por jovens de origem pobre, em São Paulo, o funk ostentação. A partir da pesquisa em casas noturnas e da observação de videoclipes na internet, explora-se a importância das referências a marcas de diferentes produtos e bens de valor elevado e a imagem como componente fundamental para a apresentação e divulgação desse estilo musical. Nesse circuito funk, a proposição de Arjun Appadurai sobre a centralidade do deslocamento pelas migrações e novas tecnologias da comunicação mostra-se como um caminho importante para se refletir sobre esse funk a partir da ideia de imaginação.

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Biografía del autor/a

  • Alexandre Barbosa Pereira, Universidade Federal de São Paulo
    Alexandre Barbosa Pereira é professor da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

Publicado

2014-06-25

Número

Sección

DOSSIÊ SOBRE CULTURA POPULAR URBANA

Cómo citar

Funk ostentação em São Paulo: imaginação, consumo e novas tecnologia da informação e da comunicação. (2014). Revista Estudos Culturais, 1(1), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i1p1-18