Midia

o novo totem dessacralizado

Autores/as

  • Eduardo Wanderley Martins Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem
  • Carlos Velázquez Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-18

Palabras clave:

Mídia Consumo Totemismo

Resumen

O presente texto tem como objetivo refletir sobre a função de mediação da Mídia para o Sagrado, partindo da concepção de Mídia como novo totem nas sociedades contemporâneas. Sob a metodologia indutivoanalítica de base bibliográfica e documental, explora-se a hipótese de que a mídia, como novo totem nas sociedades midiáticas , cumpre a função organizadora, mas não a função mediadora. A mídia não liga as aspirações e necessidades humanas ao Transcendente, encerrando em si mesma a satisfação dessas aspirações através do fornecimento de bens simbólicos, mas que não têm contato com suas fontes originárias – não há relação com o Sagrado. Dessa forma, a mídia se apresenta nas sociedades midiáticas como um totem dessacralizado - oferece bens de grandes valores universais, mas desprovidos de lastro divino.

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Biografía del autor/a

  • Eduardo Wanderley Martins, Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem

    é graduado em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza. É membro pesquisador do Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem (MITHO), com experiência em sócio-educação e produção editorial. Membro co-fundador do Coletivo TREMA (Território de Expressão do Mundo Anônimo), trabalhando em experimentações entre jornalismo e antropologia

  • Carlos Velázquez, Universidade de Fortaleza

    é mestre e doutor em Música Antiga pelo CNR, França, Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Uiversidade do Minho e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, ambas em Portugal. Professor titular na Universidade de Fortaleza e coordenador do Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem (MITHO).

Publicado

2016-08-29

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar