A aplicação da Rítmica de Jaques-Dalcroze no ensino de piano

Autores

  • Heeyamoni Behal Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Natália Búrigo Severino Universidade Federal de São Carlos
  • Fátima Graça Monteiro Corvisier Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222184

Palavras-chave:

Dalcroze, Rítmica, Pedagogia do piano

Resumo

A Rítmica de Jaques-Dalcroze é uma abordagem na educação musical que utiliza os movimentos corporais como meio para aprofundar a compreensão dos conceitos musicais. Essa abordagem é frequentemente usada como uma disciplina complementar para ajudar a aprimorar os estudos instrumentais ou vocais. O objetivo deste artigo, fruto de pesquisa qualitativa e bibliográfica, é estudar a tese de doutorado de Melanie R. Nalbandian, e investigar como a autora desenvolve e aplica a Rítmica ao ensino de piano em aulas de piano complementar no curso de bacharelado em música. Para isso, descrevemos uma seleção de exercícios práticos criados por essa autora. Como considerações finais, entendemos que embora nem todos os aspectos da Rítmica sejam praticáveis durante a execução do piano, uma aula de piano baseada em Rítmica pode fornecer uma alternativa inovadora, dinâmica, e humanizadora à aula de piano tradicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heeyamoni Behal, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pianista e professora de música. Possui graduação em Bacharelado em História pelo Saint Stephen's College da University of Delhi (2006), é especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2021), e atualmente (2023-atual) é mestranda em Processos de Criação Musical na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação da Profa. Dra. Fátima Corvisier. É formada em piano performance pelo Conservatório Departamental de Bourg-la-Reine/Sceaux (2017), na região parisiense na França. É membro da associação de Dalcroze Canadá desde 2022, onde cursa o programa de Dalcroze Certification. Ao longo dos anos, se apresentou em concertos na Índia, França, Bélgica e Brasil, e ensina piano clássico ocidental desde 2006.

  • Natália Búrigo Severino, Universidade Federal de São Carlos

    Natália Búrigo Severino - Docente do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, no curso de graduação em Licenciatura em Música e na especialização Música em Movimento: propostas para a educação escolar. É coordenadora do programa de extensão Educação, música e formação humana onde desenvolve projetos de formação de professores, educação libertadora e humanizadora, metodologias ativas, relações humanas, e interdisciplinaridade e integração entre as artes. Atua no projeto PIBID (CAPES/MEC) como coordenadora de área no núcleo Música/Filosofia. É membro do grupo de pesquisa Tecnologias aplicadas à criação, à expressão e ao ensino musicais.

  • Fátima Graça Monteiro Corvisier , Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

    Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, graduou-se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Forma com o pianista Fernando Corvisier o Duo Corvisier de piano a quatro mãos e dois pianos, cujas apresentações incluem várias cidades da Europa, Estados Unidos e América do Sul. Desde 2004, Fátima Corvisier é docente de piano do Departamento de Música da FFCLRP-USP, atuando nas áreas de performance e pedagogia do piano. Atualmente é chefe do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. É membro da Academia Nacional de Música do Rio de Janeiro desde o ano de 2012.

Referências

ABRAMSON, Robert M. "Dalcroze-Based Improvisation". Music Educators Journal n. 66. p. 62-68. January 1980.

ARANEDA, Claudio Espejo. Applications of Dalcroze philosophy to the royal conservatory of music curriculum of piano instruction. Anne Arbor, 2019. 53f. Dissertation (Doctor of Musical Arts). University of Michigan, Anne Arbor, Michigan.

DALCROZE EURHYTHMICS: With Robert M. Abramson. Caldwell, Timothy. 35 mins. Chicago II. GIA Publications, Inc. 1992.

CORVISIER, Fátima Graça Monteiro. "A trajetória musical de Antônio Leal de Sá Pereira". Revista do Conservatório de Música da UFPel, n. 4, p. 162-193, 2011. Disponível em:http://www.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/artigos4_pdf/Artigo%2006%20-%20Fatima%20Monteiro%20Corvisier%20(162-193).pdf Acesso: 05/12/2023

DALAIRE, Mélina. Investigating the Link Between Dalcroze Eurhythmics and Musical Expressivity in Novice Piano Students. Ottawa, 2020. 203f. Dissertation (Master’s in Piano Pedagogy). University of Ottawa, Ontario, Canada.

DEL BIANCO, Silvia. Vers Une Application des Principes Dalcroziens a l’enseignement du Piano. Genève, 1987. 36f. Dissertation (Memoire pour l’obtention du Diplome de la Méthode Jacque-Dalcroze). Institut Jaques-Dalcroze, Genève, Suisse.

FARBER, Anne, PARKER, Lisa. Discovering Music through Dalcroze Eurhythmics. Music Educators Journal n. 74. p. 43-45. November 1987.

INSTITUT JACQUES-DALCROZE. Emile Jaques- Dalcroze. Disponível em: https://www.dalcroze.ch/ijd-rythmique/emile-jaques-dalcroze/ Acesso: 01/02/2024

JAQUES-DALCROZE, Emile. "The place of ear-training in musical education" (1898). In JAQUES-DALCROZE, Emile. Rhythm, music and education. Revised edition. Trans. H. Rubinstein. London: Tshe Dalcroze Society Inc. First published 1921. New Edition 1967.

JAQUES-DALCROZE, Emile. The Child and the Pianoforte: Thoughts for Mothers. Musical Quarterly 14. Translated by Fred Rothwell. p. 203-215. April 1928.

JAQUES-DALCROZE, Emile. Rhythmics and Pianoforte Improvisation. Music and Letters 13. Translated by F. Rothwell. pp. 371-380. October 1932

JUNTUNEN, Marja-Leena. Practical Applications of Dalcroze Eurhythmics. Nordic Research in Music Education Yearbook v. 6, p. 75-92. 2002.

LEWIS, Jerome: A Cross-Cultural Perspective on the Significance of Music and Dance on Culture and Society, with Insight from BaYaka Pygmies. In Language, Music and the Brain: A mysterious relationship. Strüngmann Forum Reports, vol. 10, p.45-65. MIT, Press Editors: Michael Arbib. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260037995_A_Cross-Cultural_Perspective_on_the_Significance_of_Music_and_Dance_on_Culture_and_Society_with_Insight_from_BaYaka_Pygmies. Acesso: 01/02/2024.

MANIFOLD, L.H. Applying Jaques-Dalcroze’s Method to Teaching Musical Instruments and Its Effect on the Learning Process. May 2008. Disponível em: <http://www.manifoldmelodies.com/docs/Manifold_Dalcroze_voice.pdf> Acesso: 01/02/2024

MARIANI, Silvana. "Émile Jaques-Dalcroze, A música e o movimento". In MATEIRO, Teresa. ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012. p. 25-54

NALBANDIAN, Melanie R. Application of the Dalcroze philosophy of music education to the music major piano class. Anne Arbor, 1994. 236f. Dissertation (Doctor of Musical Arts). University of Michigan, Anne Arbor, Michigan.

RISTOW, G. An Introduction to Dalcroze’s Solfège Pedagogy. uTheory, March 2017. Disponível em: <https://info.utheory.com/an-introduction-to-dalcrozes-solfege-pedagogy/> Acesso: 01/02/2024

SCHNEBLY-BLACK, Julia; MOORE, Stephen F. Rhythm: One on one Dalcroze activities in the private music lesson. Kindle Edition. California, USA, Alfred Music, 2004.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Behal, H., Severino, N. B. ., & Corvisier , F. G. M. (2024). A aplicação da Rítmica de Jaques-Dalcroze no ensino de piano. Revista Da Tulha, 10(1), 10-42. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222184