A aplicação da Rítmica de Jaques-Dalcroze no ensino de piano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222184Palavras-chave:
Dalcroze, Rítmica, Pedagogia do pianoResumo
A Rítmica de Jaques-Dalcroze é uma abordagem na educação musical que utiliza os movimentos corporais como meio para aprofundar a compreensão dos conceitos musicais. Essa abordagem é frequentemente usada como uma disciplina complementar para ajudar a aprimorar os estudos instrumentais ou vocais. O objetivo deste artigo, fruto de pesquisa qualitativa e bibliográfica, é estudar a tese de doutorado de Melanie R. Nalbandian, e investigar como a autora desenvolve e aplica a Rítmica ao ensino de piano em aulas de piano complementar no curso de bacharelado em música. Para isso, descrevemos uma seleção de exercícios práticos criados por essa autora. Como considerações finais, entendemos que embora nem todos os aspectos da Rítmica sejam praticáveis durante a execução do piano, uma aula de piano baseada em Rítmica pode fornecer uma alternativa inovadora, dinâmica, e humanizadora à aula de piano tradicional.
Downloads
Referências
ABRAMSON, Robert M. "Dalcroze-Based Improvisation". Music Educators Journal n. 66. p. 62-68. January 1980.
ARANEDA, Claudio Espejo. Applications of Dalcroze philosophy to the royal conservatory of music curriculum of piano instruction. Anne Arbor, 2019. 53f. Dissertation (Doctor of Musical Arts). University of Michigan, Anne Arbor, Michigan.
DALCROZE EURHYTHMICS: With Robert M. Abramson. Caldwell, Timothy. 35 mins. Chicago II. GIA Publications, Inc. 1992.
CORVISIER, Fátima Graça Monteiro. "A trajetória musical de Antônio Leal de Sá Pereira". Revista do Conservatório de Música da UFPel, n. 4, p. 162-193, 2011. Disponível em:http://www.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/artigos4_pdf/Artigo%2006%20-%20Fatima%20Monteiro%20Corvisier%20(162-193).pdf Acesso: 05/12/2023
DALAIRE, Mélina. Investigating the Link Between Dalcroze Eurhythmics and Musical Expressivity in Novice Piano Students. Ottawa, 2020. 203f. Dissertation (Master’s in Piano Pedagogy). University of Ottawa, Ontario, Canada.
DEL BIANCO, Silvia. Vers Une Application des Principes Dalcroziens a l’enseignement du Piano. Genève, 1987. 36f. Dissertation (Memoire pour l’obtention du Diplome de la Méthode Jacque-Dalcroze). Institut Jaques-Dalcroze, Genève, Suisse.
FARBER, Anne, PARKER, Lisa. Discovering Music through Dalcroze Eurhythmics. Music Educators Journal n. 74. p. 43-45. November 1987.
INSTITUT JACQUES-DALCROZE. Emile Jaques- Dalcroze. Disponível em: https://www.dalcroze.ch/ijd-rythmique/emile-jaques-dalcroze/ Acesso: 01/02/2024
JAQUES-DALCROZE, Emile. "The place of ear-training in musical education" (1898). In JAQUES-DALCROZE, Emile. Rhythm, music and education. Revised edition. Trans. H. Rubinstein. London: Tshe Dalcroze Society Inc. First published 1921. New Edition 1967.
JAQUES-DALCROZE, Emile. The Child and the Pianoforte: Thoughts for Mothers. Musical Quarterly 14. Translated by Fred Rothwell. p. 203-215. April 1928.
JAQUES-DALCROZE, Emile. Rhythmics and Pianoforte Improvisation. Music and Letters 13. Translated by F. Rothwell. pp. 371-380. October 1932
JUNTUNEN, Marja-Leena. Practical Applications of Dalcroze Eurhythmics. Nordic Research in Music Education Yearbook v. 6, p. 75-92. 2002.
LEWIS, Jerome: A Cross-Cultural Perspective on the Significance of Music and Dance on Culture and Society, with Insight from BaYaka Pygmies. In Language, Music and the Brain: A mysterious relationship. Strüngmann Forum Reports, vol. 10, p.45-65. MIT, Press Editors: Michael Arbib. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260037995_A_Cross-Cultural_Perspective_on_the_Significance_of_Music_and_Dance_on_Culture_and_Society_with_Insight_from_BaYaka_Pygmies. Acesso: 01/02/2024.
MANIFOLD, L.H. Applying Jaques-Dalcroze’s Method to Teaching Musical Instruments and Its Effect on the Learning Process. May 2008. Disponível em: <http://www.manifoldmelodies.com/docs/Manifold_Dalcroze_voice.pdf> Acesso: 01/02/2024
MARIANI, Silvana. "Émile Jaques-Dalcroze, A música e o movimento". In MATEIRO, Teresa. ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012. p. 25-54
NALBANDIAN, Melanie R. Application of the Dalcroze philosophy of music education to the music major piano class. Anne Arbor, 1994. 236f. Dissertation (Doctor of Musical Arts). University of Michigan, Anne Arbor, Michigan.
RISTOW, G. An Introduction to Dalcroze’s Solfège Pedagogy. uTheory, March 2017. Disponível em: <https://info.utheory.com/an-introduction-to-dalcrozes-solfege-pedagogy/> Acesso: 01/02/2024
SCHNEBLY-BLACK, Julia; MOORE, Stephen F. Rhythm: One on one Dalcroze activities in the private music lesson. Kindle Edition. California, USA, Alfred Music, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heeyamoni Behal, Natália Búrigo Severino, Fátima Graça Monteiro Corvisier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC