Time: Expanding Circles
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v16i16p13-35Keywords:
Time, Museum, Monuments, Memory, MourningAbstract
This study aims to confront different ways of looking at the triad: past, present and future, focusing on preservationist actions of a turbulent time in Japan. To this end, two iconic museum initiatives were selected: on the one hand, Le Corbusier's (1887-1965) project for the National Museum of Western Art, in Tokyo, within modernist precepts, although with a collection of works from various eras; on the other, the Peace Memorial Museum and some of the monuments in Hiroshima, given the impact of the solutions generated, after this and Nagasaki inaugurated a sad milestone: the first destroyed by the atomic bomb, dropped by the United States, in the face of Japan's non-surrender at the end of World War II. What is the future then proposed?
Downloads
References
LEFEBVRE, Henri Introdução à modernidade. Prelúdios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Operários da Modernidade. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1990.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Fontes eletrônicas e sites
BARONE, Ana Paula Castilho. Team 10: arquitetura como crítica. São Paulo: FAU USP, 2000. (Dissertação de Mestrado). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-22092023-150936/publico/Barone_Ana_Claudia_Castilho_ME_2000.pdf/. Acesso em 12 fev. 2024
CRONOLOGIA da obra de Fernando Pessoa. Disponível em: https://www.casafernandopessoa.pt/pt/fernando-pessoa/vida/cronologia. Acesso em: 21 fev. 2024.
CURTAS. In Memorian. Kenzo Tange. Boletim IAB (49): 27, mar/abr 2005. Disponível; em: https://www.iabsp.org.br/boletins/boletins_2005.pdf/. Acesso em 20 mar. 2024.
DATOS del Japón: El Parque Conmemorativo de la Paz de Hiroshima, símbolo del desarme nuclear. Disponível em: https://www.nippon.com/es/features/h00141/. Acesso em: 12 mar. 2024.
GUERRA, Abilio. "Depoimentos de uma geração migrante", Arquitextos 030.00, São Paulo, Portal Vitruvius, nov. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2024.
HERBST, Helio. Pelos salões das bienais, a arquitetura ausente dos manuais: expressões da arquitetura moderna brasileira expostas nas bienais paulistanas (1951-1959). São Paulo: FAU USP, 2007,.(Tese doutorado). Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-19052010-110614/publico/aHelio_TUDO.pdf/. Acesso em 15 jan. 2024.
LE CORBUSIER. Cahier D’Art, Paris, 8 dez. 1930. Disponível em: https://www.cahiersdart.com/en/product/cahiers-dart-1930-n8-9/. Acesso em 18 mar. 2024.
MORAES, Vinicius de. Antologia Poética. 2 eds. Rio de Janeiro: EDAUTOR, 1960. [1945]. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/. Acesso em 04 abr. 2024.
MUSEU Nacional de Arte Ocidental. Disponível em: https://www.japan.travel/pt/spot/388/. Acesso em: 12 mar. 2024.
PROTOCOLO de Quioto. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto#:~:text=Acordo%20ambiental%20fechado%20durante%20a,de%20efeito%20estufa%20na%20atmosfera/. Acesso em 01 abr. 2024.
SPADONI, Francisco. Kenzo Tange e uma peniche no rio Sena. Geração Migrante – Depoimento. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.030/728/. Acesso em: 03 abr. 2024
WANG, Felipe Espinosa. Como bomba de Hiroshima deixou marcadas sombras das vítimas. 23 mar. 2024. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/como-bomba-de-hiroshima-deixou-marcadas-sombras-das-v%C3%ADtimas/a-68663293/. Acesso em 01 abr. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Cecília França Lourenço
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).