A "hora da autocrítica": diagnósticos sobre a historiografia e a formação do historiador no Brasil, anos 1960-1970
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.216011Palabras clave:
Formação do historiador , Historiografia, I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História (1968), I Seminário de Estudos Brasileiros do IEB (1971), I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961)Resumen
O artigo analisa discursos proferidos durante três eventos acadêmicos: o I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961); o I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História (1968); e o I Seminário de Estudos Brasileiros do IEB (1971). O objetivo é compreender os diagnósticos sobre a área de História, observando indicações sobre o que foi realizado e o que seria preciso realizar. A hipótese é que, em meio aos debates, a formação do professor e do historiador foi objeto de atenção e alguns referenciais para as práticas universitárias foram elaborados, construindo consensos em torno de problemas e possíveis soluções, estimulando uma espécie de consciência coletiva acerca do passado, do presente e das possibilidades de futuro dos estudos históricos no Brasil.
Descargas
Referencias
Fontes
APUH. Anais do I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior. Marília: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, 1962.
APUH-Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História. Niterói: UFF / APUH, 1970, 2 vols.
ANPUH. Anais do III Simpósio dos Professores Universitários de História. Franca, SP, 1966.
ANPUH. Anais do VII Simpósio dos Professores Universitários de História. Belo Horizonte, MG, 1973.
ANPUH. Anais do X Simpósio dos Professores Universitários de História. Niterói, RJ, 1979.
ANPUH. Anais do XI Simpósio dos Professores Universitários de História. João Pessoa, RJ, 1981.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11/08/1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1o e 2o graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12/08/1971.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 28/2001, de 18/01/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf
IEB. Anais do I Seminário de Estudos Brasileiros. São Paulo: IEB / USP, 1972.
IGLÉSIAS, Francisco. A pesquisa histórica no Brasil. Revista de História, USP, n. 88, 4o trimestre de 1971, p. 373-415.
FONSECA, Célia Freire d’Aquino. Comunicação. In: WESTPHALEN, Cecilia e MEQUELUSSE, Jair [orgs.]. Estado atual da pesquisa histórica no Brasil. XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1971). Revista de História, USP, n. 88, 4º. Trimestre 1971, p. 365.
FRANÇA, Eduardo D’Oliveira. O novo currículo do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para 1971. Revista de História, USP, n. 88, 4º. Trimestre 1971, p, 535-347.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. Com a colaboração de Pedro Moacyr Campos e Emília Viotti da Costa. Rio de Janeiro: Difel, 1961.
GLEZER, Raquel e ABUD, Katia. Pesquisa de história do Brasil (trabalhos em realização). Revista de História, USP, n. 88, 4º. trimestre, 1971, p. 369-371.
LAPA, José Roberto do Amaral. A história em questão: historiografia brasileira contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1976.
MATOS, Odilon Nogueira de. José Honório Rodrigues e a historiografia Brasileira. Revista de História, USP, n. 88, 4o trimestre de 1971, p. 527-534.
MOTA, Carlos Guilherme. Nota sobre a historiografia brasileira contemporânea. Revista de História, USP, v. 48, 1974, p. 193-219.
RODRIGUES, José Honório. 1970a. O ensino superior da história e a reforma universitária. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História. Niterói: UFF / APUH, 1970, p. 15-31.
RODRIGUES, José Honório. 1970b. Método, Teoria, Historiografia e Pesquisa, disciplinas universitárias. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História. Niterói: UFF / APUH, 1970, p. 228-235.
WESTPHALEN, Cecilia e MEQUELUSSE, Jair. Estado atual da pesquisa histórica no Brasil. XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1971). Revista de História, USP, n. 88, 4º. Trimestre 1971, p. 353-368.
Bibliografia
BLÄNSDORF, Agnes. Une collaboration scientifique “dans un esprit vraiment oecuménique et international”: Les congrès internationaux d’historiens et le Comité International des Sciences Historiques dans l’Entre-deux-guerres. Revue germanique international, v. 12, 2010, p. 209-228 [1-18]. Acesso em 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/rgi.413
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. 1ª. ed. francesa 1949. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BURMESTER, Ana Maria. A (des)construção do discurso histórico: a historiografia brasileira dos anos 70. 1ª. ed. 1997. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1998.
CAMARGO JR., Mauro Vaz de. Questões sobre a “profissionalização da história”: a disciplina Introdução aos estudos históricos no I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961). Fato & Versões – Revista de História: Historiografia e escrita da história, v. 8, n. 15, 2016, p. 70-89.
COSTA, Aryana Lima. De um curso d’água a outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP. Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História Social, UFRJ, Rio de Janeiro, UFRJ, 2018.
FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino da história na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, abr./jun. 2012, p. 611-636. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702012000200014
FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
FALCON, Francisco José Calazans. A historiografia brasileira contemporânea, 1958-1969. In: Estudos de teoria da história e historiografia, vol. II - Historiografia. São Paulo: Hucitec, 2015, p. 150-217.
FREIRE, Diego José Fernandes. O passado da história: os historiadores e as historiadoras da Universidade de São Paulo e a história da historiografia brasileira na década de 1970. Porto Alegre: UFRGS, tese de doutorado em História, 2020.
FREIRE, Diego José Fernandes. A experiência da história: o presente e o futuro da historiografia nos anos 1970. Projeto História, São Paulo, v. 72, set. / dez. 2021, p. 359-383. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v72p359-383
FREIXO, André Lemos. A arquitetura do novo: ciência e história da História do Brasil em José Honório Rodrigues. Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História Social, UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
GLEZER, Raquel (org.). Do passado para o futuro. Edição comemorativa dos 50 anos da ANPUH. São Paulo: Contexto, 2011.
GONTIJO, Rebeca. O velho vaqueano. Capistrano de Abreu: memória, historiografia e escrita de si. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
GONTIJO, Rebeca. Revisão e prospecção da historiografia no Brasil nos anos 1970 In: BENTIVOGLIO, Julio e NASCIMENTO, Bruno César (orgs.). Escrever história: historiadores e historiografia brasileira nos séculos XIX e XX. Carapina: Milfontes, 2017, p. 91-122.
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. IV Congresso de História Nacional: tendências e perspectivas da história do Brasil colonial (Rio de Janeiro, 1949). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, 2004, p. 145-170. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882004000200007
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Primeiro Congresso de História Nacional: breve balanço da atividade historiográfica no alvorecer do século XX. Tempo, Niterói, v. 9, n. 18, 2005, p. 147-170. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042005000100007
IGLÉSIAS, Francisco. José Honório Rodrigues e a historiografia brasileira. Estudos Históricos, v. 1, n. 1, 1988, p. 55-78.
Mil neuf cent, Revue d’histoire intellectuelle, n. 7, 1989, dossiê Les congrès lieux de l’échange intellectuel 1850-1914. Acesso em: 27 fev. 2024. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/mcm_0755-8287_1989_num_7_1_974
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O primeiro Simpósio de Professores de História no Ensino Superior (1961): currículo e formação dos professores. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 1, jan.-abr. 2017, p. 286-304. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-17
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, 2013, p. 265-304. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i4.98
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: das “connexões naturais” à integração pela via do autoritarismo (1930-1970). Rio de Janeiro: PUC-Rio, tese de doutorado em Educação, 2019.
MELLO, Ricardo Marques de. Tendências historiográficas na Revista Brasileira de História: 1981-2000. Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História, UnB, Brasília, 2012.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
RODRIGUES, Lidiane Soares. Armadilha à francesa: homens sem profissão. História da Historiografia, n. 11, abril 2013, p. 85-103. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i11.539
RODRIGUEZ, Martha. De historiadores y de los posibles usos de su saber: la contribubución de los Congresos Internacionales de Historia de América en la conformación de una identidad americana (décadas de 1930 a 1960). História da Historiografia, Ouro Preto, n. 27, mai./ago. 2018, p. 91-117. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i27.1368
ROIZ, Diogo. Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos do seu ensino. Curitiba: Appris, 2012.
ROIZ, Diogo. A institucionalização do ensino universitário de história na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo entre 1934 e 1936. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, 2007, p. 65-104. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.111
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo das escolas brasileiras na década de 1970: novas perspectivas historiográficas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, jan./mar. 2014, p. 149-170. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000100008
SILVA, Norma Lúcia da e FERREIRA, Marieta de Moraes. Os caminhos da institucionalização do ensino superior de História. História & Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, jul./dez. 2011, p. 283-306. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p283
SILVA, Paulo Thiago Santos. A Associação Nacional dos Professores Universitários de História: espaço de identificação profissional e legitimação do saber histórico (1961-1977). Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História, UnB, Brasília, 2014.
SILVA, Renata Augusta dos Santos. A quem cabe formar o(a) professor(a) de história? Os caminhos e debates em torno da construção de um ethos de formação. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rebeca Gontijo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
Datos de los fondos
-
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Números de la subvención edital 13/2023