The "hour of self-criticism": diagnoses on historiography and the formation of historians in Brazil, 1960s-1970s
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.216011Keywords:
1st Symposium of Higher Education History Teachers (1961), 1st Brazilian Meeting on Introduction to the Study of History (1968), 1st IEB Brazilian Studies Seminar (1971), HistoriographyAbstract
The article analyzes speeches made during three academic events: the 1st Symposium of History Teachers in Higher Education (1961); the 1st Brazilian Meeting on Introduction to the Study of History (1968); and the 1st Seminar on Brazilian Studies at the IEB (1971). The aim is to understand the diagnoses of the area of History, observing indications of what has been achieved and what needs to be done. The hypothesis is that, in the midst of the debates, the training of teachers and historians was the object of attention and some benchmarks for university practices were drawn up, building consensus around problems and possible solutions, stimulating a kind of collective awareness about the past, present and future possibilities of historical studies in Brazil.
Downloads
References
Fontes
APUH. Anais do I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior. Marília: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, 1962.
APUH-Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História. Niterói: UFF / APUH, 1970, 2 vols.
ANPUH. Anais do III Simpósio dos Professores Universitários de História. Franca, SP, 1966.
ANPUH. Anais do VII Simpósio dos Professores Universitários de História. Belo Horizonte, MG, 1973.
ANPUH. Anais do X Simpósio dos Professores Universitários de História. Niterói, RJ, 1979.
ANPUH. Anais do XI Simpósio dos Professores Universitários de História. João Pessoa, RJ, 1981.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11/08/1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1o e 2o graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12/08/1971.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 28/2001, de 18/01/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf
IEB. Anais do I Seminário de Estudos Brasileiros. São Paulo: IEB / USP, 1972.
IGLÉSIAS, Francisco. A pesquisa histórica no Brasil. Revista de História, USP, n. 88, 4o trimestre de 1971, p. 373-415.
FONSECA, Célia Freire d’Aquino. Comunicação. In: WESTPHALEN, Cecilia e MEQUELUSSE, Jair [orgs.]. Estado atual da pesquisa histórica no Brasil. XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1971). Revista de História, USP, n. 88, 4º. Trimestre 1971, p. 365.
FRANÇA, Eduardo D’Oliveira. O novo currículo do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para 1971. Revista de História, USP, n. 88, 4º. Trimestre 1971, p, 535-347.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. Com a colaboração de Pedro Moacyr Campos e Emília Viotti da Costa. Rio de Janeiro: Difel, 1961.
GLEZER, Raquel e ABUD, Katia. Pesquisa de história do Brasil (trabalhos em realização). Revista de História, USP, n. 88, 4º. trimestre, 1971, p. 369-371.
LAPA, José Roberto do Amaral. A história em questão: historiografia brasileira contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1976.
MATOS, Odilon Nogueira de. José Honório Rodrigues e a historiografia Brasileira. Revista de História, USP, n. 88, 4o trimestre de 1971, p. 527-534.
MOTA, Carlos Guilherme. Nota sobre a historiografia brasileira contemporânea. Revista de História, USP, v. 48, 1974, p. 193-219.
RODRIGUES, José Honório. 1970a. O ensino superior da história e a reforma universitária. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História. Niterói: UFF / APUH, 1970, p. 15-31.
RODRIGUES, José Honório. 1970b. Método, Teoria, Historiografia e Pesquisa, disciplinas universitárias. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História. Niterói: UFF / APUH, 1970, p. 228-235.
WESTPHALEN, Cecilia e MEQUELUSSE, Jair. Estado atual da pesquisa histórica no Brasil. XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1971). Revista de História, USP, n. 88, 4º. Trimestre 1971, p. 353-368.
Bibliografia
BLÄNSDORF, Agnes. Une collaboration scientifique “dans un esprit vraiment oecuménique et international”: Les congrès internationaux d’historiens et le Comité International des Sciences Historiques dans l’Entre-deux-guerres. Revue germanique international, v. 12, 2010, p. 209-228 [1-18]. Acesso em 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/rgi.413
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. 1ª. ed. francesa 1949. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BURMESTER, Ana Maria. A (des)construção do discurso histórico: a historiografia brasileira dos anos 70. 1ª. ed. 1997. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1998.
CAMARGO JR., Mauro Vaz de. Questões sobre a “profissionalização da história”: a disciplina Introdução aos estudos históricos no I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961). Fato & Versões – Revista de História: Historiografia e escrita da história, v. 8, n. 15, 2016, p. 70-89.
COSTA, Aryana Lima. De um curso d’água a outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP. Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História Social, UFRJ, Rio de Janeiro, UFRJ, 2018.
FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino da história na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, abr./jun. 2012, p. 611-636. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702012000200014
FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
FALCON, Francisco José Calazans. A historiografia brasileira contemporânea, 1958-1969. In: Estudos de teoria da história e historiografia, vol. II - Historiografia. São Paulo: Hucitec, 2015, p. 150-217.
FREIRE, Diego José Fernandes. O passado da história: os historiadores e as historiadoras da Universidade de São Paulo e a história da historiografia brasileira na década de 1970. Porto Alegre: UFRGS, tese de doutorado em História, 2020.
FREIRE, Diego José Fernandes. A experiência da história: o presente e o futuro da historiografia nos anos 1970. Projeto História, São Paulo, v. 72, set. / dez. 2021, p. 359-383. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v72p359-383
FREIXO, André Lemos. A arquitetura do novo: ciência e história da História do Brasil em José Honório Rodrigues. Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História Social, UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
GLEZER, Raquel (org.). Do passado para o futuro. Edição comemorativa dos 50 anos da ANPUH. São Paulo: Contexto, 2011.
GONTIJO, Rebeca. O velho vaqueano. Capistrano de Abreu: memória, historiografia e escrita de si. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
GONTIJO, Rebeca. Revisão e prospecção da historiografia no Brasil nos anos 1970 In: BENTIVOGLIO, Julio e NASCIMENTO, Bruno César (orgs.). Escrever história: historiadores e historiografia brasileira nos séculos XIX e XX. Carapina: Milfontes, 2017, p. 91-122.
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. IV Congresso de História Nacional: tendências e perspectivas da história do Brasil colonial (Rio de Janeiro, 1949). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, 2004, p. 145-170. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882004000200007
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Primeiro Congresso de História Nacional: breve balanço da atividade historiográfica no alvorecer do século XX. Tempo, Niterói, v. 9, n. 18, 2005, p. 147-170. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042005000100007
IGLÉSIAS, Francisco. José Honório Rodrigues e a historiografia brasileira. Estudos Históricos, v. 1, n. 1, 1988, p. 55-78.
Mil neuf cent, Revue d’histoire intellectuelle, n. 7, 1989, dossiê Les congrès lieux de l’échange intellectuel 1850-1914. Acesso em: 27 fev. 2024. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/mcm_0755-8287_1989_num_7_1_974
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O primeiro Simpósio de Professores de História no Ensino Superior (1961): currículo e formação dos professores. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 1, jan.-abr. 2017, p. 286-304. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-17
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, 2013, p. 265-304. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i4.98
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: das “connexões naturais” à integração pela via do autoritarismo (1930-1970). Rio de Janeiro: PUC-Rio, tese de doutorado em Educação, 2019.
MELLO, Ricardo Marques de. Tendências historiográficas na Revista Brasileira de História: 1981-2000. Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História, UnB, Brasília, 2012.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
RODRIGUES, Lidiane Soares. Armadilha à francesa: homens sem profissão. História da Historiografia, n. 11, abril 2013, p. 85-103. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i11.539
RODRIGUEZ, Martha. De historiadores y de los posibles usos de su saber: la contribubución de los Congresos Internacionales de Historia de América en la conformación de una identidad americana (décadas de 1930 a 1960). História da Historiografia, Ouro Preto, n. 27, mai./ago. 2018, p. 91-117. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i27.1368
ROIZ, Diogo. Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos do seu ensino. Curitiba: Appris, 2012.
ROIZ, Diogo. A institucionalização do ensino universitário de história na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo entre 1934 e 1936. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, 2007, p. 65-104. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.111
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo das escolas brasileiras na década de 1970: novas perspectivas historiográficas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, jan./mar. 2014, p. 149-170. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000100008
SILVA, Norma Lúcia da e FERREIRA, Marieta de Moraes. Os caminhos da institucionalização do ensino superior de História. História & Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, jul./dez. 2011, p. 283-306. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p283
SILVA, Paulo Thiago Santos. A Associação Nacional dos Professores Universitários de História: espaço de identificação profissional e legitimação do saber histórico (1961-1977). Tese de doutorado em História - Programa de Pós-Graduação em História, UnB, Brasília, 2014.
SILVA, Renata Augusta dos Santos. A quem cabe formar o(a) professor(a) de história? Os caminhos e debates em torno da construção de um ethos de formação. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rebeca Gontijo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
Funding data
-
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Grant numbers edital 13/2023