GESTÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL

Autores

  • Nildes Pitombo Leite Universidade Nove de Julho
  • Fábio Pitombo Leite The Ohio State University at Lima
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49884

Palavras-chave:

Gestão do Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Estudo Observacional.

Resumo

Este trabalho retrata uma análise da gestão do comportamento organizacional por meio da observação deum grupo do nível estratégico de uma organização multinacional do setor industrial petroquímico, localizadaem Candeias – BA, voltado para o propósito de sistematizar-se como um grupo gestor do comportamento, afim de facilitar mudanças de comportamento e de atitude nessa organização. Buscou-se responder à questão decomo a gestão do comportamento organizacional pode contribuir para o aprimoramento das práticas degestão de pessoas nessa organização,  em consonância  com o objetivo geral de  analisar a gestão  de seucomportamento organizacional. A fundamentação teórica, com seus marcos principais − Dutra, 2002;Casado, 2007; Lacombe  e Chu, 2008; Mascarenha, 2008; Lengnick-Hall, M. L.; Lengnick-Hall, C. A.;Andrad  e Drake, 2009; Albuquerque e Leite, 2009 −, contextualizou, de modo sucinto, os elementos dagestão do comportamento organizacional, identificando, com base no grupo, as atitudes e os valores que os permeiam.  O estudo caracteriza-se como qualitativo, observacional, baseado em observação participante,direta e comportamental, no ambiente natural de discussões em sete reuniões de negócio. A discussão dogrupo focal, em quatro sessões  sequenciais, serviu de auxílio à análise dos dados obtidos com asobservações. Utilizou-se o método da análise do  conteúdo, tomando-se por base trechos das discussõesobservadas e registradas nas reuniões de negócio e no grupo focal, em seus aspectos comportamentaisemergentes durante  essas discussões.  Os resultados indicam que, nessa organização,  a base da gestão docomportamento para o aprimoramento das práticas de gestão de pessoas é a confiança, aliada à clareza de que o desejo de seus membros é o de serem produtivos, e, sua necessidade, a de serem reconhecidos.

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Biografia do Autor

  • Nildes Pitombo Leite, Universidade Nove de Julho

    Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) − São Paulo-SP, Brasil

    Tutora do Programa de Educação Tutorial da UNINOVE

    Doutora em Administração

    Pós-Doutoramento com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas

  • Fábio Pitombo Leite, The Ohio State University at Lima

    Assistant Professor of Psychology − The Ohio State University at Lima − Lima-Ohio, EUA

    Doutor em Ciências Socias com Especialização em Psicologia Matemática

    Pós-doutor em Psicologia Cognitiva

  • Lindolfo Galvão de Albuquerque, Universidade de São Paulo

    Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo - FEA−USP – São Paulo-SP, Brasil

    Mestre, Doutor e Livre Docente em Administração

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Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

GESTÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(2). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49884