Avaliação do Programa 5 "s" em uma instituição de ensino

Autores

  • Sebastião Torquato Júnior Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
  • Maria Arlete Duarte de Araújo UFRN; Programa de Pós-graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36639

Palavras-chave:

Programa de Qualidade 5 "s", Qualidade Total, Instituição de Ensino

Resumo

O artigo objetiva avaliar as contribuições do Programa 5 "s" (cinco sensos) para o desenvolvimento de hábitos e atitudes adequados pelos alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN). Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com ênfase na análise quantitativa de dados coletados mediante aplicação de formulários aos alunos do 3º ano do ensino médio. Os dados revelam que os alunos percebem uma relação forte entre a ausência dos sensos e o desperdício de energia, de material de consumo, o dano ao patrimônio, a impontualidade, a inassiduidade e o ambiente mal organizado. Pôde-se concluir que, na percepção dos alunos, o Programa 5 "s" é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento de hábitos e atitudes adequados à missão do CEFET-RN, constituindo uma alternativa viável para a mudança de comportamento dos alunos do ensino médio, sujeitos da ação do Programa.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Gestão de Pessoas em Organizações

Como Citar

Avaliação do Programa 5 "s" em uma instituição de ensino . (2008). REGE Revista De Gestão, 15(2), 79-97. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36639